Faxina nos remédios e cosméticos

Quem aqui sabe decor a data de validade de seus cosméticos e medicamentos que sobraram de determinados tratamentos? - Ninguém, vamos combinar.

E, para colaborar com nossa distração, as embalagens de medicamentos e cosméticos, em sua maioria, não informam corretamente a validade dos produtos. Quer ver? Se fechados, a validade é a que consta na caixa do produto; depois de abertos, não é bem assim. Por exemplo: o antibiótico líquido muda de cor não apenas pelo contato com o ar; passados alguns dias após o início do uso ele já não é bom para uso, tanto que o recomendado é descartá-lo!

Com a quantidade de fármacos cuja dose não é exatamente a que precisamos usar, ficamos com a famosa farmacinha caseira, acumulando cápsulas, drágeas, soluções, enfim, temos sempre uma quantidade imensa de materiais estocados e temos de lembrar de deixá-los fora do alcance de crianças e animais de estimação, assim como produtos de limpeza.

Dia desses peguei o Caio comendo um batom que a irmã deixou em cima da cama por distração. Aí me peguei lembrando que estava na hora de além de guardar os batonzinhos infantis (esses sim com menor risco de alergias para as crianças) num lugar mais alto e reforçar a idéia de que não podem ficar atirados, mas também que é uregente fazer uma limpeza nos cosméticos, porque na embalagem que eu fico - me recuso a guardar caixinhas que ficam detonadas com o uso - não consta a validade e o tempo vai passando, passando... e o risco de ficar cheia de brotoejas e inchada devido a um batonzinho ou blush, sombra, delineador vencido.


Tá aí uma coisa corriqueira e que ninguém pensa a respeito. Em novembro levei a avó do Alemão ao salão de beleza pra fazer as unhas e ela levou uma tintura, já que detesta ter cabelos brancos. Quando terminou a tarde de princesa, a cabeleireira veio me dizer que depois de aplicar se deu conta de que o produto estava vencido... Hummm, de quem é a responsabilidade? - Além disso, quem tem costume de verificar sempre que usa? - Eu, não!

Bom, essas informações geralmente constam em letras diminutas e por vezes bem apagadas, em partes das embalagens que não ficam muito ao alcance do olhar. E a vó, bem, ela tem 90 anos e até operou a catarata, mas não enxerga muito bem, mesmo usando óculos!

Por isso a tarefa da semana, além de todas as outras, é revisar a maletinha de "pinturas" e de bijus, que algumas oxidam e quero dar um jeito de ter mais espaço para guardá-las.

Vocês costumam fazer isso, uma faxina nos remédios e maquiagens? De quanto em quanto tempo? - Realmente não sei quanto é recomendado e uma dica cairia bem!

5 pitaco(s):

Raquel Cecília disse...

Pois é menina, eu estava pensando nisso hoje mesmo! Pelo que vi a maioria dos cosméticos têm validade de no máximo dois anos e as maquiagens seguem neste padrão. O problema é que não temos o hábito de guardar embalagens de maquiagens os fabricantes também não ajudam qdo não estampam a data de validade direto no frasco, vidro, seja lá qual for o recipiente do produto.

Já com medicamentos, eu costumo sempre deixar todos guardadinhos na caixa original para ficar de olho na data de validade. O que faço é dar uma olhada mensalmente para ver se tem algum perto do prazo de validade, normalmente na última ou primeira semana do mês.

Acho que esta frequencia está boa para ter certeza de que não estou usando nada vencido.

Olha só, tem um meme blogsférico para vc lá no meu blog, passa por lá, mas fique a vontade para recusar também.

bju

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Olha, não faço como uma "tarefa programada" mas de vez em qdo tô lá dando aquela faxina, ultimamente o que tenho + jogado fora são bases liquidas, prometí que não quero + desperdícios, só compro base+pó tudo junto, é mais prático e econômico! hehe

Camila disse...

Adoro esse "faxinaço"! Faço direto!
Bjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com

Taila disse...

Prima, ler isso me fez lembrar a vez que passamos os cremes do banheirinho de fora casa da Vovó e ficamos toda cheia de brotoejas lembra??? Como era bom aquele tempo.... Pura nostalgia, lembra que o Talles dizia que tinha cheiro no "fuvaco"... Porque temos que virar gente grande???!!!!
Beijo grande!

Desconstruindo a Mãe disse...

Olha como somos antiiigas! Passávamos cremes S PONDS, hahahahah!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...