Olá, prezadas amigas... e amigos!
Não tenho escrito tanto quanto gostaria, tenho até uma lista mental do que abordar aqui no Desconstruindo, mas hoje começo a colocar em dia!
Um dos motivos pra não estar tão presente é que estou fazendo várias revisões de saúde, algumas delas até meio forçadas. Esse clima nefasto...
Mas o negócio é que fiquei pensando: se os médicos pedissem todos os exames necessários para um CHECK UP decente, os planos de saúde faliriam. Sim, verdade.
Vamos pensar juntas(os)?
- Papanicolau
- Ultrassom de mamas ou mamografia, dependendo da idade e presença ou não de prótese de silicone
- IMC = peso X altura = obesidade?
- Eco transvaginal
- Eco abdominal total
- Raio-x de pulmão, para fumantes e não fumantes é preventivo, sabia? Detecta infecções não curadas, fibroses, enfisema
- Raio-x de coluna
- Exame de urina- urocultura, uréia e creatinina
- Ácido úrico
- Parasitológico de fezes (poucos médicos solicitam!)
- Hemograma
- Tempo de coagulação (geralmente pedem antes de algum procedimento cirúrgico)
- Colesterol total e fracionado
- Homocisteína - para verificar risco de coágulos e vasos sangüíneos entupidos
- Glicose
- Triglicerídios
- Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo = qualidade de nutrição
- Albumina
- TGO e TGP - funções hepáticas
- Sorologias - deveriam ser anuais, para verificar a presença de anticorpos ou vírus como da hepatite, HIV, mononucleose, toxoplasmose, rubéola
- Paratormônio
- TSH, T3, T4 (tireóide)
- Ultrassom de tireóide
- Mesmo "sem motivos", endo e colonoscopia deveriam ser rotineiros!!!
- Teste de esforço (ergométrico)
- VHS, VS ou PCR - para verificar doenças auto-imunes e infecções/inflamações
- Espermograma - é um exame pré-nupcial que poucos homens realizam porque sempre se fala em infertilidade feminina e homens não têm cultura de se examinarem principalmente na região genital. Evitaria vários estresses...
- PSA - se elevado, indica alteração na próstata; após os 40 anos, o exame de toque é recomendado, ainda que o exame de sangue não mostre alterações.
Bom, uma questão a se pensar é que planos de saúde recomendam que a maioria desses exames somente sejam solicitados se há indícios de doenças no histórico familiar do paciente. Sendo assim, crianças quase não realizam exames investigatórios após o teste do pezinho!
Já adolescentes, a não ser quando começam a freqüentar ginecologista, não realizam muito além do hemograma, pelo que tenho conversado com amigas que têm filhos nessa faixa etária. Já os meninos, não freqüentam o consultório do urologista, o que é uma tremenda falha, já que doenças como varicocele, fimose e outras podem ser identificadas e resolvidas antes de começarem a vida sexual e, assim, prevenir outros problemas decorrentes.
Estou escrevendo tudo isso não por ser compulsiva por doenças, mas porque alguns desses exames por nunca terem sido solicitados poderiam ter feito diferença na minha saúde e na de várias pessoas que conheço. Minha médica nunca desconfiou que pudesse ter qualquer problema na tireóide porque os exames de sangue davam resultados normais!
Seus médicos costumam pedir quais desses exames? E para seus filhos?
Fico especialmente incomodada quando um pediatra não solicita exames parasitológicos por achar que basta saber que temos água tratada em casa e que meus filhos não convivem com porcos ou andam descalços em áreas sem saneamento. - Esquecem que nos alimentos também é possível se contaminar?
Há ainda os médicos que nunca solicitam análise de se há secreção de origem bacteriana e metem um monte de antibiótico na criança (e no adulto também).
Essem comportamentos, eu acho, comprometem a saúde e não mostram seriedade do seu trabalho. Mostram mais comprometimento em não gerar gastos pros planos de saúde, que vivem fazendo pressão nos profissionais da saúde!
Mas eu não fico esperando, costumo questionar alguns procedimentos e digo o que penso sobre não investigar a minha saúde. Não respiro aliviada ao sair de uma consulta 10 minutos após ter entrado. Mas também não sou hipocondríaca. Sou apenas questionadora. E isso já foi comprovado que fez diferença na minha vida. Hoje tenho 5 anos livre de um tumor que ninguém nunca investigou, mas eu descobri apalpando e exigindo que fosse analisado a fundo.
Vocês conhecem histórias como essa?