Um ano novinho para construir!


2010... Um ano novinho em folha! 2010 é um número imenso e parece uma boa idéia pensar que aí estarão muito mais oportunidades para crescimento, construção, ser feliz, errar, recomeçar, reconstruir, descontruir, semear, regar, observar e ajudar a florescer!


2009 deixa um rastro de muitos questionamentos, dúvidas, mas também, se fizermos uma boa análise, de amadurecimento e de objetivos alcançados para celebrar.


Para quem acredita em lentilha, uvas, pulo em ondas, acho que vale a pena investir em tudo isso se trouxer a esperança de que 2010 será muito mais bacana. Para quem crê em anjos, santos, energias, abrace sua fé e entre de cabeça!


E se bastar um momento de reflexão, que ele seja harmônico e traga inspiração para trilhar os novos passos pelo caminho que se abre.


Feliz ano novo para mim, para você e para quem mais puder acreditar que no meio do trânsito caótico nas estradas, das tragédias cotidianas e dos seres de pouca luz há muita coisa boa por vir.





RECEITA DE ANO NOVO (Carlos Drummond de Andrade)
Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido) para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Tá chegando a hora...


Pensando na vida e no tempo

Hoje o dia me levou a pensar sobre a vida em sua imensa beleza e finitude. Em tantas coisas que acontecem por nossa causa, apesar de nós e, até mesmo sem nos darmos conta, com nossa colaboração.

Fui ao culto em meória do meu amigo e percebendo que não é o primeiro que perco, penso em como as saudades que no início são avassaladoras, depois de um bocado de tempo passam a ser doce companhia.

Vi também que muitas das minhas memórias estavam esquecidas ao receber um abraço amigo, dizendo que tive um papel marcante na vida do grupo. E eu pensando no que o teria levado a dizer isso...

Também li um poema melancólico do Mário Quintana falando sobre o tempo, e acho que copiá-lo pode ser uma forma de continuar pensando em como 2009 passou rápido, está prestes a acabar e em como tenho coisas a agradecer, como esqueci ou perdi coisas pelo caminho, assim como consegui realizar e reencontrar pessoas fundamentais, mas especialmente como fui abençoada pela vida e a saúde dos meus filhos, a amizade do meu marido, o apoio da minha mãe que foram tão presentes no meu crescimento.

Ao mesmo tempo em que também tem sido um ano desafiador, a chegada de mais uma "virada" me traz uma imensa alegria por pensar que cada novo dia é mais uma oportunidade de ser feliz. De continuar sonhando e realizando, mais e melhor do que já fiz. Não apenas dependendo da sorte, mas de boas escolhas, de bons pensamentos, de um pouco de prudência já que meu ímpeto é ser impulsiva... De canalizar as boas energias e me cercar de fé, esperança e amor no que fizer.

Estou com saudades, estou sofrendo com a perda, mas ao mesmo tempo me dei conta de que... Hoje é aniversário do meu pai, que eu amo tanto e tem dias em que me deixa doida. Que o sol brilhava e o calor castigava enquanto eu podia dar banho no tanque e deixar meu bebê fresquinho... Que ontem fiz picolé/polpa de frutas pras crianças se deliciarem com algo sem conservantes e muito saboroso!

E, também, de que estou ansiosa, especialmente, porque no dia 04/01, enquanto tanto estarão curtindo o iníco de suas férias, eu estarei recomeçando meus estudos... ESTOU TÃO FELIZ!!!! Que louca eu sou!




O tempo (Mário Quintana)


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal... Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
E com este texto do sânscrito, de autor desconhecido, datando do nao 300, vejo o anúncio de um ano novo e feliz:
“Saudação ao Amanhecer:
Concentra-te neste dia que desponta!
Pois ele é a vida.
A própria vida em seu breve curso.
Jazem nele todas as verdades e realidades de tua existência:
A felicidade de crescer,
A glória de agir,
O esplendor da beleza.
Pois o dia de ontem é apenas um sonho
E o amanhã uma visão,
Mas o dia de hoje, bem vivido,
Torna cada dia passado um sonho de felicidade
E cada amanhã uma visão de esperança.
Concentra-te, portanto, neste dia!
Neste dia maravilhoso que desponta.”

Noite de natal


Foi bonita. Bacana mesmo!

Estávamos em família: pais, irmão, sogros, cunhados, sobrinhos alegrando a nossa noite de natal.


Foi mais simples do que de costume, talvez com menos comilança, com mais carinho, mais serena.


E o que foi mais bonito: a cantoria e o marido no violão, tocando desde Jason Mraz até Legião Urbana, com o mano, os sobrinhos e cunhados no coral...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...