Parei pra pensar e...

Sabem o que é felicidade? É ver que o clima ficou mais ameno e podemos preparar a quatro mãos uma sopa pra tomar em família; é tomar aquela taça de vinho pra comemorar que voltei a estudar e estou adorando; é ouvir do filho que fiquei linda porque pareço o Gato de Botas.

É acordar toda amassada com os sorrisos das crianças ao dizer "bom dia" pedindo chamego e pedindo pra fazer cabaninha, café na cama ou ganhar um colo porque sentiram saudades enquanto dormiam...

Pra mim, a vida pode ser simples assim e muito feliz. Ao mesmo tempo, ela é tecida com retalhos de panos complexos, que são as pessoas. E sou feliz por ter conhecido a maioria das  gentes com quem tive a oportunidade de cruzar em minha jornada.

Acredito piamente que temos a oportunidade de fazer algo diferente do usual quando temos consciência de que temos uma vida a ser vivida independente de grandes eventos que nos causem um grande choque, como um acidente ou uma doença.

Quando tive câncer de tireóide, achei que o mundo tinha aberto uma clarabóia onde todos os meus medos estavam guardados e despejado-os sobre meus ombros. Mas havia também uma força interna poderosa, a força daquele amor que meus pais haviam me dado e também dos amigos que, tendo conquistado, se tornaram irmãos, tanto quanto o Max. E olha que o Max é top quando se fala em irmão-amigo!

Quando vejo hoje que, passada a fase inicial da curiosidade, depois dos ciuminhos, a Larissa e o Caio são amigos, se divertem, contam um com o outro, penso exatamente nisso: é bom ter com quem contar. Porque naqueles momentos de festa, sorrisos são fáceis. Mas nos momentos em que temos uma dificuldade o sorriso e mesmo uma expressão de cumplicidade fazem tanta diferença!




E por que estou falando de tudo isso assim, como se tivesse bebido chá de maracujá com vinho doce? 

Porque os momentos difíceis nem sempre são percebidos por quem está de fora. Porque quem estava começando a pertencer àquele seleto grupo a quem chamamos de amigos fez diferença nessas semanas de intensa luta contra um grande medo que eu tinha. Talvez essas pessoas nem saibam o quanto foram imprescindíveis.

Mas, para essas pessoas, vou deixar aqui uma frase que sempre me anima: "sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem oferece flores" - é um provérbio chinês.

Obrigada, de coração.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...