O que uma mãe blogueira faz da vida?

Muitas vezes me perguntaram o motivo para ter um blog... No iníio acho que nem eu saberia dizer. Com o tempo, a resposta veio: era como um diário virtual. Depois, tomou uma outra direção, formando rede de relacionamento com pessoas que pareciam viver o mesmo que eu; então a pergunta mudou: - O que uma mãe blogueira faz da vida? Divaga sobre as questões maternais?

Poderia dizer que sim. Poderia dizer também que sei que já houve uma blogagem coletiva a respeito, acho que no ano passado, ou início de 2011. Na época, não aderi... Porque pra mim, era mais ou menos como perguntar: - O que se faz da vida enquanto ela está acontecendo?

Conclusão: o blog pra mim se tornou um meio de extravasar, de refletir, de pedir ajuda, de dividir coisas boas, de crescer e de resgatar coisas que existiam em mim, mas em que eu não confiava tanto quanto deveria, como a escrita mesmo, que sempre havia fluído bem e depois da minha defesa de mestrado, "travou".

Mas, então, por que tenho escrito tão pouco ultimamente? - Em primeiro lugar, porque tenho feito várias outras coisas, como ir atrás de resolver minhas questões com o mestrado, com voltar a estudar, com ver fonoaudióloga pro Caio (recomendação da escola), ter tempo só com a Larissa, fazer os estágios da escola de médiuns, investir na evangelização infantil, sair pra namorar (andava raro!), enfim, tenho vivido outras coisas que também me deixam feliz.

Mas nesse caminho de ver outras coisas, percebo que o blog teve um papel fundamental. Realmente me desconstriuiu, me ajudou a olhar pra mim mesma e resgatar, valorizar, crescer e poder seguir em frente. 

..................................................................................................................................................................

Agora mesmo, estamos na fase dos projetinhos, a Lalá e eu, com suporte do papai Paulo e do mano Caio, claro. Continuamos na busca por conhecer as profissões e, como ela se entusiasmou com a literatura infantil como profissão e a ilustração inclusa - muita influência familiar e da tia Gisele... - ela está lendo horrores, devorando livros diversos, fora os gibis da Turma da Mônica (todos, se apaixonou pelos da turminha Jovem) e Luluzinha (nem tanto) e desenhando também. Já tem, inclusive, um livrinho em andamento e garanto que a idéia é genial! 

E por sugestão da tia Gisele, está empolgadíssima com fazer um blog pra divulgar as coisas bacanas que tem lido e pra receber sugestões de leitura de quem mais poderia ajudá-la nisso, que são crianças como ela... então, aguardem!

Já faz algum tempo que o pessoal da Estante Mágica fez contato comigo perguntando como era a vida de leitura aqui em casa... Então, como definir?

Aqui em casa, a leitura antes de dormir é um hábito que introduzi com a Lalá ainda bebê. Isso a serenava e era um momento gostoso, de aproximação, colinho, aconchego... E ela gostava de livros de bichinhos, histórias bíblicas (sabe aqueles livros que a gente compra por R$ 2,00 no supermercado?), livros de atividades, livros com diversas versões dos contos de fada, ou de folclore, enfim...


Mal acordou e... LIVRO!


E isso tem se mantido. Ao acordar, a primeira coisa que a Larissa faz é pegar um livro ou gibi. Aí, sim, vai tomar café... É como um ritual. E vai para a escola lendo no trajeto, ou no retorno, se foi à biblioteca, já lê uns dois livrinhos pelo menos.


Esses ela ama!



Lotação esgotada e bagunçada!




O "cantinho da leitura", aquela estante pequena pra colocar livros, passou pro Mano. Não deu conta de tantos livros. Cada dia a conformação da estante da Lalá está de um jeito, porque ela revira pra reler os preferidos. E o Caio também já está precisando de mais espaço pros dele!

Esses sãos os favoritos do Caio!


Mas acho que esse estímulo todo não teria sentido se a leitura não fosse um hábito dos adultos... E nós, além de lermos notícias no computador, estamos sempre comentando sobre um livro, ou lendo na frente das crianças, pois gostamos muito. Temos um quartinho aqui em casa que é virado em livros, porque lemos e relemos os livros preferidos, diversas vezes.

A escola também é um fator fundamental. Ela estimula muito a leitura e o prazer de estudar.  

Sabem do que lembro? De quando morávamos em São Paulo e meus pais enviavam cartinhas pra Larissa. Geralmente continham figurinhas, coloridos ou um livro. Aquilo virava uma festa!

E nós também fazíamos cartinhas do Papai Noel, do Coelho da Páscoa, estimulando a imaginação... 

Agora, de sopetão, não tenho os DVDs com as fotos da Lalá pequena fazendo as leituras, mas posso mostrar a vocês alguns detalhes do que se tornou a vida de leitora ávida da minha pequena e que o pequeno Caio também já adquiriu:

O livro que era da mamãe com um que ela ganhou da Ortopé


Estante nunca fica do mesmo jeito, ela sempre está procurando algum livro de que tem saudades!


Já não cabe tudo no Cantinho da Leitura!



Brincando de escola: é Hora do Conto!




É por essas e tantas outras que posso dizer que mamãe blogueira não vive só de blogar. Vive de estimular! E essa certeza eu tenho: de tantas coisas que desejamos deixar para os filhos, o gosto pela leitura nós já conquistamos! Uhuuu!!!

Não Deixe o Sol Brilhar Em Mim - Lost in Japan - * Lost in Japan * (japao.tk)

Não Deixe o Sol Brilhar Em Mim - Lost in Japan - * Lost in Japan * (japao.tk)

OI!

Quero muito tudo isso!

Tenho 3 sobrinhos adolescentes, eles adoram a saga Crepúsculo, aí já viu, né?!

Ingrid
@ingridstrelow - Porto Alegre, RS

Não sei como divulgar os links de publicação, mas haverá divulgação no FB e no twitter também!

Beijo pra ti, Ale!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...