Selinho da Blogagem Coletiva: COMO ERA SER CRIANÇA NA MINHA INFÂNCIA

Recebi algumas mensagens perguntando sobre como funciona a blogagem coletiva e como fazer para participar.

As únicas dicas são: 

1) identifique seu blog com o selinho que desenvolvido pela Daniela Moreno para que as pessoas saibam que no dia 11/10/2011 você apresentará uma postagem bem bacana e faz parte de uma rede de pessoas que falarão sobre o mesmo tema.

2) Encaminhe seu link da postagem já pronta assim que a tiver publicado. Caso não tenha como postar no dia, é possível programar através do Blogger ou do Wordpress para que o post seja publicado apenas no dia 11. Caso você prefira ou só consiga escrever após a data, isso não é problema!

E eis o selo, para que todo mundo possa colocar em seus blogs!


Essa imagem foi desenvolvida pela Daniela Moreno





Convocação: blogagem coletiva COMO ERA SER CRIANÇA NA MINHA INFÂNCIA

BOM DIA! Um dia lindo em Porto Alegre, cheio de possibilidades... Um dia em que, mais uma vez, a criançada acorda cheia de disposição e querendo aproveitar tudo o que o dia oferece!

E agora, de onde tirei essa imagem? 


Nós vivemos falando sobre como é ser mãe ou pai das crianças de hoje: desejos, ansiedades, sonhos, experiências que deram certo e frustrações comumente são compartilhadas. Mas, como disse o maridex, educamos sempre tendo como referencial a nossa infância. Uma infância que foi completamente diferente da que se vive atualmente. Melhor? Pior? A idéia não é julgar!!!


Imagem: www.tecef.blogspot.com


Então vamos fazer uma homenagem ao dia da criança reverenciando, criticando, analisando, lembrando fatos, pessoas, histórias ou livros que marcaram a nossa infância e deram o tom para que pudéssemos crescer e nos tornarmos as pessoas que somos hoje?

Vale escrever o que quiser, usar fotos ou imagens ou nada disso! Use a imaginação!


DATA: 11/10/2011
CANAIS DE COMUNICAÇÃO: Desconstruindo a Mãe e Evento do FB.
QUEM PODE PARTICIPAR: quem se sentir à vontade! 
COMO PARTICIPAR: na data da publicação envie para o Evento do FB ou por comentário neste blog o link de sua postagem, para ser divulgado!


Importante: avise se for participar, ainda que não consiga postar exatamente no dia 11 de outubro, para que possamos acompanhar e prestigiar o máximo de blogs!


Imagem: blog.rescue-mission.org



Um homem que faz pensar

São Francisco De Assis, um jovem nascido em família abastada, em algum momento da vida percebeu que havia mais na vida do que a vida material e o próprio umbigo. Mudou seus hábitos, optou por não viver na riqueza e foi dedicar-se a auxiliar justamente as pessoas que nasceram em ambiente diferente do que ele havia sido criado.

Entre as muitas lições que deixou foi a de que seguir a lei de amor, primordial segundo Jesus Cristo, deveria ser ampliada não apenas aos nossos irmãos humanos, mas também aos irmãos "menores", como chamava os animais...

Esse post, escrito na corrida, é para dizer que ele pode ter sido um dos primeiros homens a se preocupar com a causa ecológica, que logicamente não tinha esse nome em sua época.

A natureza é uma das preocupações ou um dos temas que sensibiliza a sua alma? Que chama a atenção e faz com que você repense seus hábitos? 

São Francisco inspirou muitas pessoas, inclusive Santa Clara, que formou a ordem das Clarissas. E muita gente ouve falar de sua oração como Oração da Família... e pode ser uma boa forma de começarmos a falar em caridade: pela vivência em nossos lares.

Deixo aqui um video que encontrei no Youtube, que considero excelente:




Ética na internet


Acabo de ler um comentário no mínimo intrigante a respeito de uns questionamentos do cantor @ThedyCorrea no Twitter. Ele colocava em questão como o humorista reagiria diante de piadas feitas pelo próprio @RafinhaBastos sobre estupro e outros temas em que as manifestações foram de péssimo gosto se fossem direcionadas a pessoas de sua família. A pessoa disse que daria um "unfollow" porque Thedy teria sido antiético e que admirava o comediante.


Imagem: www.letras.terra.com.br



Então esse foi o "clique"que me faltava para começar esse post, que vinha elaborando há dias, desde que foi feita a proposta de que falássemos sobre ética nos blogs.

- O que é ética pra você, pra mim, e o que realmente significa ética?


Imagem: www.genizahvirtual.com



Ok admirar o trabalho do Rafinha! Ok, achar graça das piadas e achar que ele apenas exagerou - coisa que acho que vem fazendo com freqüência e seqüência cada vez maiores -, mas cadê a ética de quem diz em tom de ameaça que se não mudar de opinião ficará sem um seguidor numa rede social? - Não imagino que isso tenha abalado as estruturas do cantor, mas a frase do bom e velho Barão de Itararé (1895-1971), me parece fazer um imenso sentido nesse momento: "Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você". Será que o filtro que nos faz pesar se vale a pena fazer certos comentários e observações (superego) anda fazendo falta ultimamente? Estar diante de câmeras e se tornar famoso permite a falta de freio à língua?

Ao mesmo tempo: nós, anônimos ou não, ao colocarmos nossos posicionamentos sobre temas e pessoas, estamos justificados pela liberdade de expressão e saímos atropelando pessoas?

Pois é o que tem acontecido. Fico pensando até onde isso tudo vai.

Somado a isso, uma série de eventos que têm se repetido estão atingindo em cheio muitas das blogueiras e dos blogueiros que parecem estar vivendo um momento de sucesso com seus escritos, ao terem seus posts acompanhados de perto por leitores e indicados para outros e mais outros e até chegarem às entrevistas em outros meios de comunicação: o plágio, somado à agressão gratuita e à propaganda em lugar de comentários sobre as postagens.






Tenho sangue quente, sei disso. E ele ferve a ponto de fazer a pele queimar quando vejo uma injustiça. Vi quando copiaram descaradamente a vida de amigas blogueiras e muitas de nós denunciamos, formamos uma corrente e confrontamos uma dessas pessoas. Questionamos: se o post de fulana ficou tão bom, por que não dar o crédito? Em outro momento, mais exaltadas, partimos pra cima, mesmo: será que sua vida está assim tão sem 
cor que precisa pintar uma réplica? Uma falsificação? Quem não quer falar da própria vida pode fazer um blog de ficção, de artes, de esportes... assunto não falta e todos são ótimos!

Uma blogueira que admiro muito por sempre se posicionar é a Lola Aranovich. Com ela aprendo muito sobre ética. E ela, ao discordar e afirmar publicamente seu repúdio ao tipo de humor apresentado no programa #CQC, recebeu ameaça de processo. - Meu bisavô costumava dizer que o palhaço só acha graça de piada quando é ele quem a diz. Que quando se torna o personagem da piada, vira uma fera que precisa ser enjaulada pra não sair mordendo quem encontrar pela frente. 

Em outras situações, bastou uma blogueira dizer que optou por ser dona de casa e que gosta de se dedicar à vida familiar para que outra (blogueira?) desça o porrete dizendo, anonimamente, que sua vida é que é boa, enquanto a da que está bem feliz com suas escolhas é uma pessoa miserável, pra resumir, o que considero uma agressão gratuíta, parecendo que, além de covarde para assinar em baixo de sua opinião, a pessoa sente inveja. Ou aparece aquele comentário em que lemos que ter um irmão/filho deficiente e tratar do tema no blog é fazer freak-show. E isso já aconteceu comigo, mas esse comentário deletei, ao contrário do que aconteceu com os comentários-bombas/detonadores sobre meu caráter que recebi na última semana. Sabem o motivo? Meu irmão nunca me disse que se sentia superexposto ou pediu que me calasse sobre sua condição, ou falou que estava exagerando de algum modo. 

Já sobre mim, pode falar. Como comentei com um grupo de boas amigas, já dizia Goethe - e Frejat soube musicar muito bem! - "desejo que você tenha pelo menos um inimigo, para nunca deixar de duvidar", para colocar os pés no chão e não ficar se achando.

Meu blog não é para um bando de maria-vai-com-as-outras e nem espero que concordem comigo o tempo todo, porque gosto do debate, de ampliar meus horizontes e mesmo de poder retroceder e dizer que, sim, posso ter a chance de mudar de idéia. E erro na digitação,  ou não consigo assimilar as novas regras da língua portuguesa. Essa sou eu.

Tendo dito tudo isso, queria dizer que, se me lembro bem das aulas de filosofia da professora Maria Elísia Flores, ética tem a ver com moral, com o que funciona bem para o indivíduo e para a sociedade, e o relacionamento entre indivíduo e sociedade. Posso estar dizendo bobagem, mas ética, pra mim, tem a ver com caráter, coisa que a gente precisa ter para se mostrar como é e para assumir nossas opiniões, dando a cara a tapa.

Por isso, deixo aqui uma frase para a pessoa que preferiu o anonimato em tantos momentos, disparando a metralhadora giratória justamente para aquelas blogueiras que foram em cima dela quando agrediu pessoas que estavam na sua, faceirinhas:
  

RT@TrechosdoRock: "Prefiro ser odiado por quem sou, do que ser amado por quem não sou." (Kurt Cobain)

Por sua causa, outras anônimas que costumavam assinar seus comentários porque não sabiam ou não desejavam seguir o Desconstruindo a Mãe não poderão mais fazê-lo. Espero que compreendam. A partir de agora, apenas com OpenID.


Esta blogagem coletiva foi organizada por Ana China e Mari Hart Dore.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...