Eca!!! Virei a doutora bactéria?

Todas as sextas feiras eu cumpro meu ritual: deixo a gurizada na escola e vou bem pimpona pra terapia, no Hospital São Lucas da PUC-RS.  Naquele meio tempo entre assinar a guia do plano de saúde e ser atendida, às vezes passo no sanitário, sabe como é, a gente precisa se precaver, afinal quem fala pelos cotovelos não pode perder 1 minuto!

Pois hoje, mais uma vez passei na "casinha" e reparei novamente, não deu pra fingir que não vi... Como os médicos, enfermeiros, técnicos, funcionários de hospital são PORCOS!!! Não lavam as mãos direito, usam o jaleco na rua, fumando, ou vão comer na lanchonete, vão passear pelas ruas cheias de materiais poluentes no intervalo com a mesma roupa que depois vai pra dentro de locais que deveriam ser assépticos, como consultórios, emergências, ambulatórios...

Hoje disse lá pra minha médica: - Que nojo de ser atendida por alguns dos profissionais daqui, deu até medo vendo tua colega lavar as mãos daquele jeito!!! - Ela deu uma baita gaitada (risada) e disse que isso é coisa de biólogo... dã, dã, dãããã... e ainda me chamou de "doutora bactéria"!


Será que me preocupo demais, sou cricri ou o nojo é algo coletivo e que ninguém costuma manifestar?

O tempo passa!!!

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

Lilypie - Personal pictureLilypie Second Birthday tickers


"Não há no mundo uma fonte de amor tão profunda, forte, imortal, como a que reside num coração de mãe".



(Felicia Hemans)

União faz a... força ou açúcar?

Faz alguns dias que li no Manual Prático da Gordinha (adooooro!) sobre as campanhas do sabonete líquido Ariel que são de péssimo gosto, mostrando que pessoas fora do padrão de beleza vigente parecem descuidadas e me pareceu que merecem um produto inferior, convocando quem quer ser lindo de morrer a usar o tal produto.

Imediatamente aderi ao #boicoteARIEL no Twitter e o resultado veio rapidinho.

Peço às amigas que confiram e dêem força, apoiando sempre as lutas para que a publicidade contemple a variedade e não reforce a discriminação.

Para quem quiser conferir, aqui estão os vídeos:

http://manualpraticodagordinha.blogspot.com/2010/06/ridicularizar-o-gordo-e-rentavel-para.html#links

Sou habitué de telefonemas para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Ligo lá e ao ouvir INGRID, já me questionam qual é a rua da vez que estou vendo que não tem cestinhas de lixo. Então, como geralmente não apenas eu reclamo, acho que funciona. Já vi isso dar resultado.

Se envolver com pequenas causas leva pouco tempo, com grandes causas demanda ter maior dedicação, mas creio que o resultado compense! Ainda mais quando somos todos beneficiados com melhorias para a vida na coletividade.

O que me fez blogueira?

O que me fez blogueira? Recebi esse selinho que tem como regra responder à pergunta e tem ainda outras regras, que logo a seguir vou atender:

* Responder a pergunta e postar o selinho;

** Indicar a 4 amigas - isso é fácil!

- Tati, do Perguntas em Resposta  
- Lia, do 1,2,3 Saco de farinha
- Déia, do Amor de Mãe
- Pat, do Mães na Prática

*** Avisar as indicadas com um recado carinhoso.

Bem, não sei exatamente quando foi que o blog começou, mas sei que escrever sempre foi uma vontade minha e que havia deixado isso guardado há tanto tempo que cheguei a pensar que nem conseguisse mais.

Depois do trauma que foi perder mais de metade do meu trabalho de conclusão do mestrado, em 2001, quando fazia backup, para uma tela azul... travei. Escrever se tornou um problema.

Só que a escrita era minha válvula de escape, assim como uma proteção, uma defesa e uma forma de protestar, de me colocar diante do mundo, mas também de me defender no anonimato. Isso fazia tanta falta!

Da defesa do mestrado pra cá aconteceu de tudo: mudança de cidade, crises, trabalho em escola pública e faculdades, gestação da Larissa, câncer de tireóide, perda de entes queridos, quebrar a cara, vontade de voltar de SP para POA, separação, reconcilição... tanta coisa... cada vez mais me distanciei de trabalhar meus sentimentos através da escrita e acho que o blog acabou começando como uma espécie de diário, onde eu falava comigo mesma. Uma espécie de terapia.

Parece que funcionou ainda mais depois que consegui superar a depressão pós-parto após o nascimento do Caio e que descobri o motivo de tantos tratamentos que fiz não darem certo: a bipolaridade. Disso tudo tirei a lição que nunca estamos inteiras, incríveis e prontas pra tudo como parece que as exigências demandam... E que tenho meus dias de sentir que estou destruída, mas me reconstruo a cada novo tropeço e recomeço.

Daí, desconstruindo a mãe me pareceu um nome que tinha a ver comigo!

E como fui encontrando pela jornada trilhada algumas pessoas que fizeram contato... me senti motivada a continuar!

Continuo perseguindo a perfeição e cada vez mais me afasto dela, sou uma mãe bem comum. Talvez esse seja o motivo de sempre fazer contatos com outras mães e não mães pelos blogs da vida, pra continuar aprendendo e tentando melhorar, porque tenho meus dias radiantes e os de estar abaixo da crítica...

Como cantaria Elis Regina "Vivendo e aprendendo a jogar... nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas... aprendendo a jogar"!

MÃE (Martha Medeiros)

Vamos esclarecer alguns pontos sobre mães,ok?


Desconstruir alguns mitos.


Não, não precisa se preocupar.


Não é nada ofensivo, eu também sou mãe...e avó!


Vamos lá:

MÃE É MÃE: mentira !!!


Mãe foi mãe, mas já faz um tempão!


Agora mãe é um monte de coisas: é atleta, atriz, é superstar.


Mãe agora é pediatra, psicóloga, motorista.


Também é cozinheira e lavadeira.


Pode ser política, até ditadora, não tem outro jeito.


Mãe às vezes também é pai.


Sustenta a casa, toma conta de tudo, está jogando um bolão.


Mãe pode ser irmã: empresta roupa, vai a shows de rock pra desespero de algumas filhas, entra na briga por um namorado.


Mãe é avó (oba, esse é o meu departamento!): moderníssima, antenadíssima, não fica mais em cadeira de balanço, se quiser também namora, trabalha, adora dançar.


Mãe pode ser destaque de escola de samba, guarda de trânsito, campeã de aeróbica, mergulhadora.


Só não é santa, a não ser que você acredite em milagres.


Mãe já foi mãe, agora é mãe também.



MÃE É UMA SÓ: mentira !!!


Sabe por quê?


Claro que sabe!


Toda criança tem uma avó que participa, dá colo, está lá quando é preciso.


De certa forma, tem duas mães.


Tem aquela moça, a babá, que mima, brinca, cuida.


Uma mãe de reserva, que fica no banco, mas tem seus dias de titular.


E outras mulheres que prestam uma ajuda valiosa.


Uma médica que salva uma vida, uma fisioterapeuta que corrige uma deficiência, uma advogada que liberta um inocente, todas são um pouco mães.


Até a maga do feminismo, Camille Paglia, que só conheceu instinto maternal por fotografia, admitiu uma vez que lecionar não deixa de ser uma forma de exercer a maternidade.


O certo então, seria dizer: mãe, todos têm pelo menos uma.


SER MÃE é PADECER NO PARAÍSO: mentira!


Que paraíso, cara-pálida?


Paraíso é o Taiti, paraíso é a Grécia, é Bora-Bora, onde crianças não entram.


Cara,estamos falando da vida real, que é ótima muitas vezes, e aborrecida outras tantas, vamos combinar.


Quanto a padecer, é bobagem.


Tem coisas muito piores do que acordar de madrugada no inverno pra amamentar o bebê, trocar a fralda e fazer arrotar.


Por exemplo?


Ficar de madrugada esperando o filho ou filha adolescente voltar da festa na casa de um amigo que você nunca ouviu falar, num sítio que você não tem a mínima idéia de onde fica.


Aí a barra é pesada, pode crer...


MATERNIDADE é A MISSÃO DE TODA MULHER: mentira !!!


Maternidade não é serviço militar obrigatório!


Deus nos deu um útero mas o diabo nos deu poder de escolha.


Como já disse o Vinicius: filhos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-lo?


Vinicius era homem e tinha as mesmas dúvidas.


Não tê-los não é o problema, o problema é descartar essa experiência.


Como eu preferi não deixar nada pendente pra a próxima encarnação, vivi e estou vivendo tudo o que eu acho que vale a pena nesta vida mesmo, que é pequena mas tem bastante espaço.


Mas acredito piamente que uma mulher pode perfeitamente ser feliz sem filhos, assim como uma mãe padrão, dessas que têm umas seis crianças na barra da saia, pode ser feliz sem nunca ter conhecido Paris, sem nunca ter mergulhado no Caribe, sem nunca ter lido um poema de Fernando Pessoa.


É difícil, mas acontece.


MAMÃE, EU QUERO: verdade!


Você pode não querer ser uma, mas não conheço ninguém que não queira a sua.

Hoje é dia de receitinha serrana!

Gente, lá na serra experimentei uma receita saborosa e muito tranqüila de ser feita... querem provar?


PAÇOCA DE PINHÃO - creiam, é salgada!

Pinhão cozido ou assado  e descascado - 400g
Carne à sua escolha - 200g
Cebola - pode ser 1 pequena ou maior, se preferir
Tempero a gosto


Triture o pinhão seco e frio, já tendo sido retirado da água quente ou forno, no liquidificador ou multiprocessador, até parecer uma paçoca mesmo!


Depois misture a carne já fritinha em pouco óleo (1 fio) e vá acrescentando água aos poucos pra que fique macia e fácil de desfiar. Tempere conforme a preferência da família.


Depois de triturado e da carne desfiada, refogue a cebola com os demais ingredientes e sirva com feijão, arroz de carreteiro, enfim, o que a vontade mandar!


Pode-se acrescentar bacon ou carne de charque ou de sol  para dar um sabor mais especial!

Saúde: no inverno, todo cuidado é pouco!


O inverno é uma época meio estranha: o frio faz a gente querer se recolher, ficar mais em casa encolhida, preguiçosa mesmo. O clima, aqui no Sul, é meio nojento. Quem gosta pra caramba é o povo que trabalha com turismo, porque vem gente de todos os lados na esperança de conseguir ver uma neve cair.

Umidade, gente encerrada em casa, ou escola, escritório, automóvel... Mudanças bruscas de temperatura na saída do banho e as soluções criativas como espiriteiras, aquecedores dentro dos banheiros que os riscos acompanham.

Nasci no inverno e fico pensando no quanto deve ser complicado dar banho num serzinho pequeno e que perde calorias facilmente. Como meus filhotes já estavam mais "taludinhos" nos invernos, resistiram melhor, mas sofrem com as temperaturas variando tanto.

Ontem chegamos a Porto Alegre e estava marcando 28°C no termômetro da rua. Hoje, deve estar uns 15°C... O Caio está ranhento. O termo é esse mesmo. Sai muco pra caramba pra quem quiser ver. O pediatra é supercriterioso, não dá remédios à toa. Mas é tanto ranho, tanto, que acabamos entrando nos malditos corticóides.

Agora alguns cuidados que nossos avós costumavam ter e repetem até hoje estão sendo questionados; pés descalços, por exemplo, não são tidos mais como vilões e pegar a famosa "friagem" nem é tão problemático assim.

Já notei que quando o clima está meio malucão como agora, as crianças sofrem mais com isso, ficam com olheiras, congestionadas e tossem, com reação alérgica. Já se a temperatura é continuamente fria ou quente, ficam bem.

O que fazer com isso?

# Arejar a casa pra evitar a umidade e a concentração de ácaros é uma dica que todos os médicos dão. Usar roupas de cama após lavar, se ficaram muito tempo guardadas, é interessante.

# Evitar ambientes úmidos e o uso dos famosos vaporizadores também é importante, porque a umidade se concentre depois é difícil secar as paredes dos quartos.

#Brincar no vento não é problema, dizia a pediatra de SP, desde que as crianças estejam com extremidades protegidas e não sintam frio.

# Ficar com o corpo suado de tanta roupa é muito ruim; o negócio é agasalhar para ficar confortável, e não gotejando.

# As dicas que foram dadas para prevenção da gripe A no ano passado continuam valendo para que outras doenças como conjuntivite, resfriado,gripe comum e outras não passem tão perto de todos nós continuam valendo: lavar as mãos com cuidado, evitar espirrar sobre as mãos, mas caso aconteça, lavar as mãos em seguida é fundamental. Também cuidar para não esfregar os olhos e nariz, mas limpá-los com papel absorvente ao invés disso.

# Finalmente, alimentos ricos em vegetais como sopas são uma boa pedida pra aquecer o corpo e repôr as calorias gastas pra manter o corpo inteiro diante das baixas temperaturas. E uma forma gostosa de introduzir alimentos mais nutritivos na dieta da família.

* A foto foi copiada de www.gramado.rs.gov.br

Os 35 chegaram!

Calmos, de mansinho e cheios de harmonia... chegaram os 35 anos duma forma bem bacana!

Comemorei meu aniversário entre pessoas queridas, num lugar sereno e com minha família. Era tudo o que eu queria!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...