Notícia: Mamadeira dos Bebês versus Obesidade

Imagem: profertilidade.org.br
Compilado do Estado de São Paulo online

Bebês alimentados com mamadeira correm mais risco de se tornarem obesos

Efe
LONDRES - Os bebês que tomam mamadeira têm maior probabilidade de se tornarem obesas quando adultos, segundo demonstra um novo estudo. 

Pelo menos 20 % da obesidade em adultos é causada por um excesso de alimentação durante a infância, de acordo com o especialista Atul Singhal, do Centro de Pesquisa de Nutrição na Infância do Instituto da Saúde da Criança, em Londres. 

Enquanto os bebês que são aleitados com leite materno limitam seu consumo próprio de leite, pois eles têm que fazer esforços para obtê-lo, aqueles que tomam a garrafa estão deitados e consomem a quantidade que lhes é determinada. 

De acordo com um estudo de Singhal publicado nesta quinta-feira, 30, pela "American Journal of Clinical Nutrition", e que reflete, por sua vez, o jornal britânico "The Guardian", há o perigo de que a essas crianças são oferecido mais leite do que precisam , o que iria abrir o apetite para o futuro. 

Os especialistas citados afirmam que quando esses bebês "são expostos a alimentos ricos em proteínas e gorduras, são mais propensos a se tornarem obesos." 

Desta forma, é desaconselhado os pais e profissionais de saúde sobre-alimentar seu bebê enquanto ele está saudável. 

Com essa constatação, Singhal estabelece pela primeira vez um fato cientificamente comprovado e anteriormente observado em animais e seres humanos: que a supernutrição no início da vida leva a problemas relacionados com sobrepeso na idade adulta.

Como obter um sorriso?

Com o Caio é bem raro um dia de humor ruim. Pelo contrário, ele sempre tem uma grande disposição e só briga mesmo quando tem sono.

Mas é claro que tem as coisas que ele anda questionando, à sua maneira, porque não fala muito, mas entende tuuudo.
Então, quando ele começa a complicar com lavar o cabelo porque não quer molhar os olhinhos, a gente pede que o Caio ajude a lavá-lo. Ontem foi um dia em que isso estava acontecendo e perguntamos se o Caio queria lavar o cabelo com chuveirinho. Topou na hora! E ainda achou bárbaro lavar o cabelo do papai. 

Lavar o cabelo do Papai , brincadeira divertida!
Quando não quer muito comer, oferecemos pra que ele coma sozinho. O papai não curte muito que as crianças façam certas coisas, acha que no caso da alimentação, cai muita comida... Mas se não tentar, quando vai começar a acertar? - E ele tem acertado pra caramba!

E o sorriso se abre a cada nova descoberta, a cada conquista! Acho que esse é um dos melhores jeitos de ganhar um sorriso sincero de uma criança.

............................................................................................................

Outro jeito de fazer uma pessoa sorrir é receber um carinho virtual! Ontem recebi da Chris, a mamãe que está sempre inventando com as filhotas, um selo muito bacana, dizendo que esse blog tem um encanto... ser DOCE! - E eu amei, sinceramente! Fez bem, pois alguns dias atrás andava pensando sobre o Desconstruindo a Mãe tomar novos rumos.



Como tem a regra de falar 9 coisas a meu respeito, espero não ser repetitiva:
  1. Adoro seriados: House, Grey's Anatomy, Law & Order (toda a trilogia)...
  2. Amo filmes infantis, tanto quanto os seriados.
  3. Sou chorona. No dia da apresentação da Larissa, quando anunciaram que haveria um desfile de apresentaçãod as equipes, já comecei a me esvair em lágrimas e isso não terminou nem depois de cantar o Hino Nacional.
  4. Adoro ser professora, mas desde que me tornei mãe, penso em continuar lecionando apenas como voluntária. De repente ou faça um doutorado, ou outra faculdade.
  5. De uns tempos pra cá, me dizem que deveria ser psicóloga. Mas ter uma cabeça centrada pra olhar os problemas dos outros é mais fácil do que quando acontece algo na vida da gente...
  6. Sou muito brava e não adianta querer me dobrar enquanto eu não destilei todo o veneno. Quando ele se esgota, aí volto à doçura habitual. Só que isso pode demorar e eu sei que isso precisa melhorar. Continuo lutando contra isso.
  7. Desde a gestação da Larissa, passei a tomar água mineral com gás fora do gelo e AMO!
  8. Também desde essa época adoro salada de rúcula com morango e de agrião com manga ou abacaxi.
  9. Sou canceriana com ascendente em sagitário, o resto das posições astrológicas eu não lembro... Mas acho que mistura de câncer com sagitário deve explicar a bipolaridade.
Agora, pensando em 9 blogueiras/blogs doces... puxa, tem tantas!!! Tem várias que não aparecem no meu blogroll, mas que considero igualmente importantes, ou marcaram determinada fase...


Vou tentar apresentar 9 pessoas que não tenha citado em outra ocasião:
  1. Essas 3 têm um blog ótimo: Renata, Raquel e Renata: Entre filhos e livros!
  2.  Alexandre, que se diz Lost in Japan - mas ele não tem nada de perdido!
  3.  Mineirinha Lúcia do De amor e de...
  4. Glorinha, do Café com Bolo
  5. A mamãe que está ocupada, Camila
  6. Lia, do 1,2,3 saco de farinha
  7. Mari, cujos filhos são Viciados em Colo
  8. Mammy, do Dedinhos Lambuzados 
  9. Blog da Marli... Porque a Marli é pura doçura!

O importante é participar!

Ontem foi o dia da II Copa Escolar de Ginástica Rítmica do Grêmio Náutico União e, como prometi, vou postar as fotos da participação da Larissa e o vídeo beeeem legal que o marido fez duma tarde que foi especialíssima pra nós todos.

A Larissa precisou aprender um pouco sobre como lidar com a ansiedade, o medo de encarar a multidão (já que ela geralmente se fecha diante de pessoas estranhas), situação novíssima de conhecer uma competição com tantos participantes - eram 90 só na equipe dela!!! - e ver a torcida vibrando... Foi muito bacana!

A Larissa está aprendendo muitas coisas desde que começou a praticar esportes - e ela começou com 6 meses na natação, já fez capoeira na escolinha, ballet, mas este ano se apaixonou pela G.R.D. , no que recebe todo o nosso apoio. Ela está experimentando e não tem obrigação alguma de se tornar atleta, mas de aproveitar a oportunidade de conhecer esportes, pessoas, oportunidades, além de trabalhar o corpo e a mente, conhecer um pouco sobre cuidados e disciplina. Acho que esse conjunto é o grande ganho de praticar esportes.

O trabalho em equipe, então, é algo que está fazendo muita diferença, porque as crianças tendem a ser individualistas e nossa realidade colabora pra esse tipo de pensamento, embora tentemos educá-las para serem solidárias e colaborativas. No esporte, elas aprendem que o objetivo de apresentar uma coreografia, ou representar bem sua escola, marcar pontos, enfim, só pode ser alcançado se todos os membros do grupo se dedicarem e se apoiarem. Isso é viver na prática e é melhor do que qualquer sermão, não é mesmo?!

Os colegas mais queridos da Lalá estam lá, com suas famílias, vibrando, assistindo, apoiando e quando se encontraram depois da apresentação, se abraçaram e choraram de emoção juntos. Foi LINDO de ver. O Lorenzo e a Verônica inclusive ficaram tristes ao ter de deixar o ginásio antes da entrega de medalhas pela participação no evento... 

Nós, familiares, vimos o quanto o apoio faz diferença para que as crianças continuem lá, contentes, integradas, torcendo pelo sucesso de seus companheiros e de crianças que ainda nem conheciam, porque o importante era estar lá para participar.

Dinda Celi, Mamãe e a atleta Lalá






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...