Furacão de Fraldas em: adaptação à primeira escola

Amanhã será um grande dia; após ter (eu) sido desmamada, a criança querida, o meu caçulinha, que foi apelidado pelos meus sogros de "Furacão de Fraldas" vai estrear em sua vida escolar.

Eu quero e preciso recolocar uns pingos nos "is" da minha vida pessoa: dar continuidade ao embate contra o embagulhamento que a medicação que tomei até sexta por conta da bipolaridade só colaborou; trabalhar e ajudar o marido no trabalho; ter vida pessoal, não apenas maternal... Pode parecer egoísmo num primeiro momento, mas ser mãe no meu caso é tudo de bom, mas ultimamente sinto que estou tentando dar conta de tudo, mas não conseguindo fazer tudo tão bem quanto poderia, se houvesse mais espaço pra mim. Então, não quero ser uma pessoa desequilibrada em tempo integral, e trabalhar me faz sentir equilibrada.

O tempo que tenho passado com as crianças tem sido dividido entre muitas coisas e me sentir não dando conta não é legal. Por isso e por outros motivos como a socialização com gente pequena, da mesma idade, o Caio vai pra escolinha.

Como o que interessa é o bem-estar do baixinho, além de sentir confiança em quem eu passarei a delegar o pequeno travesso, pesquisei preços, claro, mas a prioridade era ver o ambiente, o clima entre as pessoas, a estimulação, enfim, coisas que em entrevistas agendadas seria muito "comercial". Resolvi dar uma incerta nas escolinhas e me surpreendi com a boa qualidade do que encontrei.

Algumas delas têm uma estrutura fantástica, são novas, assépticas até, mas também são muito recentes e dispõem de 1 única professora pruma turminha que tem em média 18 meses e, portanto, demanda maior atenção. Noutras o pátio não possibilita contato com o verde, é muito úmida, bate pouco sol... Ainda há as que cobram exorbitâncias e ainda exigem muitos pagamentos extras até pra respirar, as que seriam um horror na hora do trânsito do fim do dia... E existem também os famosos depósitos de crianças.

Buscando o meio termo entre tudo e a facilidade de estar no caminho entre nosso bairro e a escola da Lalá, achei mais de 25 escolas. Elas proliferam a olhos vistos e vejo que nem todas elas têm alvará de funcionamento. Vocês sabiam que há tantas escolas clandestinas?

Há normas para que as escolas distribuam as crianças com atenção especial ao número de auxiliares que a titular deve ter conforme o tamanho da turminha, a formação das profissionais, a equipe especializada (nutricionista, professores de música e educação física etc.), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases que, como sou professora, não costuma funcionar como argumento pra engambelação.

Um local arejado, iluminado, simples, sem grandes labirintos e onde uma criança de 1 ano e 5 meses circule sem correr riscos. Que estimule a já tão evidente vontade de ter autonomia do meu filho. Mas o que "pegou" foi perceber a empatia entre o pessoal e o Caio. Essa foi a grande cartada que uma escola (ou mais delas) poderia dar na hora da decisão. Quando vi o loirinho no colo da professora, sorrindo confiante e abanando pra mim... Ficou deicido! Por isso, amanhã será o grande dia, para que em 01 de julho eu possa recomeçar ou dar continuidade a várias coisas iniciadas e/ou deixadas de lado e que poderão ter lugar novamente na minha vida.

A principal delas é ter tempo exclusivo pra maternidade e tempo exclusivo para a vida pessoal. E tenho certeza de que todos nós sairemos mais ricos dessa experiência!

2 pitaco(s):

Ju disse...

Adorei o novo leiaute!!! Lindo.
E quanto ao pqno...maravilha ver ele no colo da professora feliz da vida , não???
e...outra coisa.... vc parou com o remedio bipo, porque está curada?sarou??Isso cura?? To tao triste....desconfio que vou ter que voltar a tomar os meus tarjas em breve....Isso tá me deixando descabelada! Não queria...Achei que tava ótema....rs
beijo e boa sorte com o Caio em sua estreia escolar

pensandoemfamilia disse...

Olá
Este é realmente um momento dificil, mas superável. Deixar o filhote e voltar as demais funções. No entanto, é necessário pra podermos contribuir com o desenvolvimento saudável dos nossos filhos.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...