Semana Internacional do Museu



Esse é um post com cor assim, meio lusco-fusco, meio com cheiro de bolor (mofo), mas é por uma boa causa: sou doida por museus, virtuais também, não os discrimino.

No mestrado até comecei a fazer um trabalho sobre eles e, quem sabe, um dia vá realizar essa vontade.

Mas, antes que isso aconteça, tenho uma porposta: que tal postarem dicas de museus de suas cidades, regiões ou, então, de algum que já visitaram e recomendam?

Aqui em Porto Alegre tem vários museus bacanas e nem todos são conhecidos da população e, assim, recebem pouca visitação... Vou pensar em alguns pra começar. Topam?

Obs: Essa foto é do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS e foi retirada do site http://www.pucrs.br/mct/ .

......................................................................................................

Cnsegui dar uma revisada nos sites de alguns dos museus portoalegrenses e aqui sugiro alguns dos que permitem fazer uma visitação pela internet:

  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul: tem uma visão bacana do prédio, mostrando uma riqueza de detalhes, oq ue é bem legal; além disso o site disponibiliza biografia dos artistas cujas obras fazem parte do acervo;
  • Museu de História da Medicina: Desse eu esperava um pouco mais, porque o acervo tridimensional só mostra objetos e não tem tanta coisa assim. Talvez alguém se interesse pela exposição virtual sobre história do sindicalismo médico do RS. Mas confesso que futurs estudantes de medicina talvez curtam mais do que eu.
  • Santander Cultural: antigamente era a agência centenária do extinto Banco Meridional, que foi adquirido pelo Banco Santander. Tem 3 exposições virtuais, bem legais. E só o prédio já faz valer a pena a visitação!
  • Museu de Ciências Naturais do Colégio Anchieta: Esse é um dos meus preferidos, pelo tempo em que estudei o acervo de borboletas, quando era bolsista de iniciação científica na UFRGS. Infelizmente o site não é dos melhores por ser institucional, do colégio Anchieta, mas tem exposição permanentemente aberta a visitação pelo público. Acho que é esse que a Lalá vai conhecer essa semana e aí fotografo pra colocar no blog!
  • Casa de Cultura Mário Quintana: Não é propriamente um museu, mas tem galeria, pinacoteca, cinemateca, espaço pra estudos, discoteca (não é danceteria, mas acervo de discos!), teatro, cinema, oficinas, cursos, restaurantes e tem uma das vistas mais bacanas pra se ver o pôr-do-sol e o Rio Guaíba, que são símbolos da nossa cidade. Esse é um dos lugares que a Larissa mais gosta de visitar comigo. Virou nosso lugar especial.
  • Fundação Iberê Camargo: esse é um lugar muito bacana, no caminho para a zona sul da cidade, num prédio muito estiloso e com localização à beira do rio Guaíba. Super recente, muito interessante e com um café bárbaro. Programa pra gente grande curtir!!!

Pesquisando sobre os sites dos museus descobri que Porto Alegre tem aproximadamente 60 museus... Duvido que a maioria das pessoas saiba disso!


9 pitaco(s):

Anônimo disse...

Já votei lá no Descontruindo, viu?!
Agora é só ficar na torcida!!!

Bjokas e uma ótima semana :)

Carol Garcia disse...

ótima idéia!
vejo se começo em breve!
to indo lá votar!
boa sorte!
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

Paula Duailibi Homor disse...

Otima ideia.

Ja postei no meu blog sobre dois Museus da Crianca, o Museu de Historia Natural e, essa semana, ainda vou fazer um post sobre a exposicao do Picasso no Met. Da pra ir com os kids sim!

bjos e parabens pelo blog

www.nywithkids.blogspot.com

Mamãe Fê disse...

Oi!!! Ah Porto Alegre (saudades)! Não que eu goste tanto assim de museu, mas amo teatro e minha amada Porto Alegre dá valor a isso. Aki (Floripa) se tem olhos só para as 'tainhas' aff...
Mês que vem eu e o filhote estaremos aí p/ matar as saudades! Viva chimarrão na Praça Germânia! hehehe...
Vou seguir aqui (claro) pq é muito bom e é de Porto. :-D

Ana disse...

Olá!! adorei a sua ideia!! mais ainda pq deu pulos de alegria qndo vi seu comentario la no blog!!! pq eu tava marcando de levar Enzo num museo justamente essa semana!!!!! :-)
adorei sua ideia! venho correndo de contar as novidades de lá, tá bom!?? Aqui em Natal existe um MUseo, chamado de Museo Camara Cascudo( o mde maior acervo da cidade), e é esse que estava combinando de leva-lo..fora ele, existe um Museo do Mar,que fui quando eu era criança..e sinceramente nem sei se ainda está ativado.. ;-(
A triste realidade daqui da cidade é que as pessoas não frequentam Museos nem muito menos levam seus filhos.. quando as crianças vão são atraves de passeios escolares, e olhe lá..sorte a minha que minha mãe pensava diferente!!!
Otima ideia a sua, posta tb depois como foi!!
bjs,boa semana!!

Chris Ferreira disse...

Aqui no Rio está cheio de programação nos Museus. As minhas filhas irão com a escola. Uma vai ao Museu do Índio e a outra na Casa da Ciência.
Adorei o post. É muito bom estimular a ida a museus.
beijos
Chris

Ana disse...

Oi de novoooo..hehehe..ai,que lindo,que bom que vc apoia as coleções e sonhos da filhota...adorei a ideia do scrap..eu AMO scrapbook, é minha terapia... achei linda a ideia, será sem duvida um presente maravilhoso e uma linda recordação para o resto da vida!!!
acho que as coisas feitas manualmente tem um significado maior,né.. ver todo o carinho depositado em cada pedacinho que a pessoa colou...

ah, e eu esqueci de comentar lá..mas tb adora colecionar pedras!! hahaha...
bjssss!!!

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Olá! O seu Blog a Ana, mamae mochileira indicou e vim aqui conferir! rs
Passe no nosso, já estamos te seguindo!
Abraços
Ana
www.anaeguto.blogspot.com

Coisas de mãe disse...

Oi! Adorei a idéia, geralmente acabo postando sobre as exposições porque gosto muito de museus de forma geral!!!

Adorei saber que meu marido levou meu filho no Museu do olho justamente na Semana do Museu!

beijos

Pati

htpp://coisasdemae.worspress.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...