Dia 14: por que ainda vacinar contra a pólio?

No dia 14 de agosto, próximo sábado, o Ministério da Saúde, embora divulgue meio à moda miguelão, tem um compromisso com as famílias brasileiras: vacinar crianças de zero a 5 anos contra a poliomielite.



Apesar de desde 1989 o país estar livre da doença e até ter recebido certificação da OMS - Organização Mundial de Saúde - em 1994, é fundamental que continuemos vacinando nossas crianças por um sério motivo: enquanto houver o vírus circulando em algum lugar do mundo, ele pode ser transmitido por pessoas que viagem e uma nova epidemia pode começar. Como assim? O vírus é transmitido por via oral (fezes e alimentos principalmente) e há locais que recebem turistas, trabalhadores e missionários, como Índia, Afeganistão, Paquistão e alguns países africanos (por exemplo quem esteve na Copa do Mundo), onde a pólio ainda existe, e que podem fazer essa doença continuar a ser transmitida!

Mais uma vez, cuidado com a higiene pessoal e dos alimentos mostra-se importante. Mas não dá pra esquecer que o compromisso também é nosso de manter erradicada a poliomielite. E como 90% dos casos é assintomática e os outros 10% podem parecer uma gripe comum e ainda podendo desenvolver meningite ou causar abortos... Não vamos arriscar, né?!

É por isso que, mesmo quem faz vacinas em clínicas particulares, pode e deve levar suas crianças aos postos de vacinação para esse reforço!


4 pitaco(s):

Di disse...

Moça, valeu pela força!

Geovana Centeno disse...

oi querida adorei as fotos dos filhotes dormindo, estao lindos!
Sobre a campanha, pois vou levar só a Mariana, o Caio Henrique ja ta com 7 anos, não toma mais...bjs!!!!

Ana disse...

Boa lembrança Ingrid!!! tem que vacinar!
;-)
como foi seu dia dos pais??
bjsss,boa semana!!!

Carol Passuello disse...

Oi Ingrid!
Teu um selinho pra ti lá no meu blog.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...