Sábado memorável!

Desconstruindo a Mãe não é só sorteio, sombra e água fresca, não! Aqui tem gente que faz gente e que rala, também! Que luta contra o embarangamento, que faz terapia pra bipolaridade não atrapalhar a vida, até que faz dieta coletiva.

Pois aqui em casa o pessoal anda querendo colaborar no último quesito e... Bem, eu achava que ia almoçar decentemente, já que tinha feito um atunzinho, arroz com leite de côco, saladinha... Crianças já alimentadas e a paz imperando no lar.
Resolvi colocar um DVD ABBA GOLD pra me sentir adulta de vez em quando, sabem como é? Tava rolando um "Knowing me, knowing you"...

Pra que... Dona Lalá vem da despensa comemorando ter encontrado uma bala que não tinha corante vermelho e tchum na boca do irmão dela. O guri feliz da vida, ela comemorando que nem deu tempo de eu cortar o barato e... tcharam!!! Engasgou com o tijolo verde (não era bala!!!) e veio abrindo o bocão; juro que nem tive tempo de tirar a bala da boca do Caio, porque veio o AHAAAAA do Abba acompanhado de todo o almoço que o pequeno tinha acabado de ingerir.

Meu traje de pintinho-amarelinho (um vestidinho que usava na gravidez com havaianas combinando) pra levantar o astral que andava meio murcho foi praticamente voando pra máquina de lavar, eu enrolada na toalha de banho já esfreguei o sofá, atendi o piá e tentava afastar os cães, porque vocês sabem que o Bob Esponja é terrível e o Patrick resolveu participar da lambança.

Não deu tempo de fotografar, felizmente... aí, pra continuar a saga, fui eu pra debaixo do chuveiro e só consegui almoçar eram 16hs, porque começa uma coisa, começa outra e a cena dantesca me tirou o apetite.
É só comigo que certas situações são deflagradas ou vocês também têm essa sensação de que justamente na hora da refeição da mãe é que as loucuras acontecem?

********************************************************************
Mas depois disso a Larissa, que continuou como estava enquanto eu tentava que a toalha não escorregasse e que os cães parassem de me lamber, dormiu. Pensei: é o meu momento, pois o Caio também estava com cara de quem capotaria de sono rapidinho. Quem dera!

Só sei que no fim das contas fomos sair de casa deviam ser 17h30min e o calor continuava insano. Como tinha doações pra entregar no estacionamento do Teatro São Pedro e também queria aproveitar pra tirar umas fotografias pra que o projeto de divulgar minha cidade saísse do papel, pegamos a Dinda Celi e fomos ao centro histórico da cidade.
www.google.com

Aqui estão algumas imagens, mas uma coisa garanto: o álbum no facebook tem outras imagens bem bacanas. Pretendo pesquisar melhor pra poder contar algumas histórias, porque os prédios dessa região são importantes pra cidade e têm um papel importante na minha vida também.

Descobrindo Porto Alegre
Imaginem, meu pai era funcionário do palácio do governo estadual, o Palácio Piratini. Pensem, eu ia trabalhar com o pai quando criança num PALÁCIO. Não é uma coisa meio mágica? Passava por prédios antigos que ficavam na mente como cenários de histórias antigas cheias de pessoas com roupas bufantes, como o museu Hipólito José da Costa (de Comunicação),a Biblioteca Pública, o Theatro São pedro, a Catedral Metropolitana, o Solar dos Câmara e o Palácio Farroupilha que é sede da Assembléia Legislativa (esse prédio bem mais recente) todos praticamente num mesmo quarteirão, em cujo centro tem uma praça linda.   

Folia no Palácio da Justiça
Estar dentro de um palácio pra uma menina que lia e ouvia tantas histórias com o tradicional "felizes para sempre" era puro encantamento. E essas histórias foram tomando conta de mim. Algumas delas consegui contar pra Larissa, que preferia pular corda na marquise do Palácio da Justiça enquanto Caio subia e descia escadas ou chutava a bola do Grêmio que ganhou da dinda Renata.


Na Praça da Matriz, que na verdade se chama Praça Marechal Deodoro, muito brinquei e ver que tinha uma porção de crianças por lá me fez pensar nos tempos em que a mãe nos levava pra esperar pela saída do trabalho pra voltarmos pra casa com meu pai. Me acostumei com as estátuas, as luminárias antigas, um clima gostoso que me fez gostar demais de museus. 

A tarde foi ótima. Brincadeiras, calor, uma entrada na Catedral pra fotografar (e levar um prestenção pra não fazer isso na hora da missa, ora bolas!), crianças achando que  pia de água benta era piscina - abafa - depois sorvetinho... Jurei que a turminha fosse dormir cedo, mas não.


Nessa pracinha mamãe muito brincou esperando o vovô sair do trabalho
Por isso somente após a luta ingrata das crianças com o sono estou aqui postando e torcendo pra que gostem e curtam um pouquinho da capital gaúcha. O projeto desencantou: estou começando a apresentar a vocês a minha cidade. No próximo post quero falar um pouco mais sobre o centro histórico. Gostam da idéia?    


                               Crianças na calçada ao lado da Assembléia Legislativa. Ao lado, o Palácio Piratini e, mais ao fundo, a Catedral Metropolitana




Que tal apresentar a cidade onde você mora pras amigas e divulgar os seus encantos?


Catedral: idealizada já no tempo em que POA era conhecida como Porto dos Casais

No começo ela era assim - fonte: http://www.catedralmetropolitana.org.br


Pra finalizar, uma imagem do teatro mais antigo e lindo de Porto Alegre:


Theatro São Pedro, incrível!

6 pitaco(s):

Adriana Alencar disse...

Achei ótima a idéia de mostrar um pouco da nossa querida capital, ela precisa de promoção sim! Irei aguardar o próximo post.
Obrigada pelo comentário no meu post lá no blog Uma Pandora e sua caixa.
Beijocas
Adri

Di disse...

gostei muito, me deu vontade de ir prai conhecer a cidade! mas quando tiver mais friozinho, ta? rs

Vivis disse...

Ingrid! Todos os dias sua vida tem aventuras não é mesmo? Adorei a ideia de apresentar um pouquinho da sua cidade. De repente podemos fazer isso entre as mamães blogueiras, acho que seria bem legal , né?

bjs

Aline Silva Dexheimer disse...

Adorei! Porto Alegre é demais!
http://www.alinedexheimer.com/um-dia-no-museu.aspx
http://www.alinedexheimer.com/f%c3%a9rias-criativas.aspx
Beijos,Aline

1001roteirinhos disse...

Adorei! Amo esse tipo de passeio! Fizemos um desses no ano passado pelo centro do Rio. Uma delícia! http://1001roteirinhos.com.br/2010/04/comemorar-aniversario-no-rio-antigo-com-a-familia-nao-parece-combinar-mas-deu-super-certo

Bjs e ótima semana!
Eliane

Juliana Dalzoto disse...

Menina, mas quanta coisa!!!!
Ainda bem que vc não desistiu e saiu! E as crianças curtiram pra caramba hein?! Boa, muito boa :)

Mas e aí, maridão ainda está trabalhando láaa naquele lugar "horrível"? Imagino que vc deva estar pra lá de cansada cuidando de tudo solita neh!

Ingrid, você é 10!!! Nossa, consegue ter bom humor e escrever tudo direitinho ainda! Tiro o chapéu! E tiro o chapéu tb para a sua iniciativa de divulgar sua cidade. Eu não conheço nadinha por aí, vou adorar suas histórias :)

Grande beijo
Ju

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...