Indo ao supermercado com crianças e saindo ilesa!


Não é que eu tenho a maior prática nisso?




Tem gente que se pergunta como é que se faz e eu não acho difícil; nunca me deu nó nas idéias fazer isso, talvez porque nesse aspecto consigo delimitar bem o que vamos fazer.




Já aconteceu de estar com o Caio mamando no peito enquanto eu empurrava o carrinho (momento 'dou conta de tudo'), teve também a hora do chilique porque a Larissa desejava algo tanto assim que ficou prestes a se atirar no chão e não cedi aos caprichos porque eram isso mesmo e não ia virar moda toda vez que se entrasse no supermercado um show novo.

Mas, mais do que qualquer coisa, vou ao supermercado com um objetivo: fazer a listinha ser "ticada" o quanto antes, comparando preços, com certa flexibilidade, claro, mas também como forma de educar as crianças. Não acho que elas devam sempre participar, mas quando não tem jeito, procuro fazer assim:


  • Não saímos de casa com fome - porque acho "o Ó" abrir pacotes com as mãos sujas e acostumar os pequenos a saírem pegando tudo e devorando. Tem gente grande que já levou sermão da Lalá por fazer isso e dar mau exemplo!!!


  • Aula de economia? SIIIIMMM!!! - Comparar preços e justificar não podermos levar algum produto não pe vergonhoso. Pelo contrário, ensina que a gente não pode e não vai comprar, porque não pretende viver individado sai mais em conta que juros no cheque especial.


  • Ter lista é útil, pois não ficamos como baratas tontas, especialmente se soubermos concentrar no rol o que fica próximo no estabelecimento.


  • Promoções existem, mas muitas vezes de bugigangas e produtos que muitas vezes podem até realmente ter baixado o valor, porém não batem aquele que costumamos comprar nem em qualidade nem no valor.


  • Descobri que levar uma bolsa térmica pode ser interessante, já que há produtos que não suportam muito mais do que minutinhos fora do refrigerador, especialmente aqueles iogurtes que os pequenos adoram.


  • Crianças que ajudam na escolha dos vegetais podem ser grandes aliados... Sim, a Larissa está naquela fase em que tudo que não seja arroz, feijão, carne e tomate é considerado nojento. MAS desde que começou a ajudar mais a selecionar frutas e hortaliças, está se interessando e redescobrindo alguns alimentos. Uhuhuu! Essa semana está mandando ver no brócolis, que alegria!!!


  • Fugir da sessão de brinquedos de vez em quando é bem bom, mas às vezes passar por ela e dizer que tem um igualzinho ao da prateleira guardado em casa e sem uso dá resultado!!! E se estamos num momento em que a borracha da turma da Mônica pode ser um estímulo e cabe no orçamento, ou a pequena tem um aniversário de amiguinho para ir, pode ajudar a escolher, dentro de determinado valor, estipulado pelos pais.


  • Ou, então, se ela tem um desejo imenso de comprar alguma coisa, poderá usar os "pilas" que a Fada do Dente deixou sob o travesseiro, ou que ganhou da bisavó de presente, enfim. Assim a loira se organiza, junta um dinheirinho e pode aprender o valor de esperar, curtir, desejar e conquistar por mérito próprio, afinal poupar é bem legal e um desafio para crianças de 6 anos.


Então, parece difícil? - Quando a gente tem a primeira vitória, garanto que repete a dose!







3 pitaco(s):

KidsIndoors disse...

q saudade! Concordo com tudo q vc falou acima! Eu ainda divido duas listas pras crianças ficarem cada um com uma. E assim ajudam a me lembrar do q ainda falta. Vão aprendendo as palavras tb. Mas por questão de segurança, ou neurose, ainda coloco os dois dentro do carrinho. Mas tenho q cuidar o pacote do brócolis, a Cecília é tão louca por ele q sempre quer abrir (eu não deixo de jeito nenhum) pra comer ali, cru mesmo!!! O Cássio tb esta ne mesma fase da Lala, nem pensar nada colorido!
bjos, gi

Luci Cardinelli disse...

Eu que já não gosto de fazer mercado imagino você com crianças.. aff Para mim todos os supermercados deveriam ter venda pela internet.

Adorei sua sugestão de fazer rodízio com os bonitões, viu?

beijo e bom final de semana

ah tem promoção no Postando sobre Artes, passa lá! :)

Anônimo disse...

Oii Ingrid!!

Nossa, eu que adorei conhece o seu!!! E fiquei mto contente de vc ser a primeira seguidora do meu!

Sou de São Fco de Paula/RS e agora que descobri esse universo maravilhoso de blogs e tudo o mais!

E este post do super é o máximo!! Sempre levo o Lucas comigo, pois não tenho mta alternativa e já passei por quase todos os itens que vc listou, e, sem dúvida, é uma vitória quando conseguimos realizar a tarefa e voltarmos todos felizes para casa!!!

Bjokas e bom final de semana!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...