Exame de Consciência: Outubro Rosa #blogagemcoletiva

Li no twitter, se não me engano, o convite da @samegui para que participássemos, o máximo de blogueiras, da campanha de conscientização conhecida como Outubro Rosa

Tem gente por aí fotografando e postando o Cristo Redentor iluminado, colocando ícones de fitas cor-de-rosa, mas... de onde vem essa idéia? Vem da idéia de "dar uma luz", de dar uma "ligada" nas pessoas. A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres, daí a escolha da cor rosa, desde o início do século XX, para simbolizar a causa.


Imagem: Campanha Outubro Rosa


Mas aí fica a pergunta: se não somos as únicas, precisamos falar sobre prevenção e cuidados para todos os públicos, não apenas o feminino!

Como sabemos, a educação feminina tem sido voltada para a promoção do cuidado, especialmente com o outro. Os filhos, o marido, o lar, os pais e os sogros, mas é preciso saber cuidar de si. E o cuidado consigo mesma é fundamental na hora de descobrir um câncer de mama, pois num toque durante o banho ou numa troca de roupa, que chamamos de auto-exame, pode detectar nódulos ou caroços, que serão então o indício de que algo está diferente no organismo.

Nem todo nódulo é sinônimo de que algo maligno está acontecendo, mas tem muita gente que teme falar na palavra câncer e nega sua existência ou se entrega diante do diagnóstico, perdendo a vontade de viver. Como não estou aqui pra julgar ninguém, quero dizer o seguinte: todo o tipo de câncer detectado logo em sua fase inicial tem grandes chances de cura; comigo foi assim, só que o tipo de câncer era outro. E conheço pessoas que fizeram cirurgia e estão super bem, recuperadas mesmo, após a retirada de nódulos mamários.

Segundo o artigo Condutas na prevenção secundária do câncer de mama e fatores associados, publicado na Revista de Saúde Pública, é possível ver que em torno de 83% das mulheres entrevistadas nesse estudo de caso tinham o hábito de realizar o exame mensal nas mamas, o chamado auto-exame, mas a consciência de que é importante fazê-lo está  muito associada à classe social/nível educacional ou predisposição para a doença.


Imagem: Revista de Saúde Pública, vol. 39, nº3, São Paulo, junho/2005



Mas, já que falei em cuidar do outro, vejo que o papel da mulher é também crucial no ensino dos meninos a se cuidarem. Os meninos, nossos futuros homens, também precisam aprender a se examinar, se apalpar não apenas pensando em questões de virilidade, de fertilidade. Eles também podem ter câncer de mama e muitas vezes por não pensarem no assunto, quando descobrem que têm câncer, já estão com a doença distribuída por vários órgãos, o que e chamado de metástase.

Outubro é o mês em que ficou "combinado" de ao redor do mundo se falar mais sobre o câncer de mama, mas ao longo do ano todo é tempo de se observar.


Imgem: www.themedemo.indonez.com


Hoje em dia é garantido por lei que as mulheres façam pelo sistema único de saúde a mamografia anual, mas os médicos solicitam para mulheres mais jovens ultrassonografias e mesmo mamografias antes dos 40 anos, para que se tenha um padrão de como é o corpo antes de começarem a baixar os níveis de estrogênio e mesmo antes de amamentar.

Para nós, mulheres, as mamas simbolizam feminilidade, prazer, amor que é dado aos filhos por meio da amamentação, enfim... vale a pena ter cuidado com algo que representa tanto para a gente! E para os homens, com certeza, façam um exame de consciência: é justo pensar que melhor é prevenir do que remediar, não é mesmo?






  



13 pitaco(s):

Manuela disse...

Oi
Eu nao acredito em coincidencias, rsrsrs
A Nanda me da uma força enorme!
É dificil a gente passar por uma coisa assim e olhar ao redor e só ver mulheres muito mais velhas que a gente.
Quando encontramos alguém da mesma idade da uma sensação de conforto (sei , estranho!)
Como se fossemos sentir as mesmas coisas... rsrsrs

É dificil, eu to no começo da luta, ainda tem muita coisa pela frente, eu sei.

Obrigada pelo carinho!

Se tiver twitter, msn, orkut e afins me adiciona!
Meu nome de usuario é sempre o mesmo: manuelanygaard

Bjs

Tuka Siqueira disse...

Acho até que vou fazer um post sobre esse assunto também,minha dinda morreu há pouco mais de um mês de complicações de um câncer de mama. Conscientizar pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte. Bjs

Renata Marques disse...

Ainda estamos em outubro, vou aderir e divulgar em meu cantinho também.

Desconstruindo a Mãe disse...

Que bom, gurias, outubro é o mês combinado, mas podemos abordar o tema o ano todo!

Tuka, lamento pela tua madrinha...

Beijo,
Ingrid

Tami Fonseca disse...

JÁ TENHO O SELO DA CAMPANHA EM MEU BLOG,E APOIO ESSA IDÉIA.

ÓTIMO DIA PRA VOCÊ!!
BJINHUXX CARINHOSOS.

♥ TAMI ♥

Ia Maluf disse...

Que bom ver tanta gente aderindo a campanha!!!

Outubro já é o mês em que faço consulta periódica no ginecologista, então o assunto está na ordem do dia - ou melhor, do mês!

Bjs
Ia

Roberta Berrondo disse...

Ingrid, vc sabe o quanto este assunto me toca ultimamente, por isto preferi não escrever naada no meu blog, mas não consigo me calar, a detecção precoce muitas vezes é o diferencial entre VIDA e MORTE, e a qualquer alteração por mais boba que seja devemos procurar ajuda médica.
A luta contra a doença é ardua sim, mas ultimamente os prognosticos estão cada vez melhores e se hj o Cancer de mama é o 2º com maior incidencia, está entre os mais trataveis e com maiores chances de cura sem recindiva em um prazo de 10 anos!

Mãe 24h disse...

ótimo post.Apoio essa idéia tbém.

Um espaço pra chamar de meu disse...

oi,Ingrid,acho q vou fazer o meu post tbém...a madrinha do Daniel teve e está bem agora,graças a Deus,mas a detecção no início foi crucial e ajudou muito na cura...
Vamos falar do que interessa sempre...Bjs!!!

Vinicius.C disse...

Bom dia!

Parabéns pelo post!

O assunto é de uma importância gritante!

Foi um prazer estar aqui e voltar é o obvio.

Se puder, venha conhecer o Alma- meu blog!

Um ótimo fim de semana!

Ana Rita Profirio disse...

Amanhã é dia da caminhada rosa aqui em Petrópólis, achei seu post excelente e gostei muito do seu blog! Se quiser me visitar,vou adorar ter pessoas como você no meu cantinho!!Beijinhos!!

Ale Quejinho disse...

Muito bom!!!
Achei muito boa idéia.
Um ótimo final de semana.
Ale

Priscila Trevine - Eclétik@ disse...

Apoio totalmente a campanha e acho que todos devem estar cientes. Gostei do post. Já havia escrito sobre o assunto no meu blog http://ecletikablog.blogspot.com/2011/10/outubro-rosa-na-luta-contra-o-cancer-de.html. Bjocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...