31/08 dia do blog!

Anteontem pela manhã li no Facebook que existe e se comemora o dia do blog. Aí, em seguida, vejo que a Roberta propôs uma blogagem coletiva, que topei na hora, mas... Assim, como quem não quer nada, passei o dia pensando no que poderia escrever, se recentemente falei sobre o que faz uma mãe blogueira! E me enrolei demais pensando! Quase perdi o prazo!








Muitas coisas me vieram à mente, como a questão dos sorteios, dos patrocínios e de questões que considero relevantes, tendo em vista que as empresas cada vez mais se interessam e reconhecem o papel dos blogueiros como formadores de opinião! Existem livros e mais publicações específicas sobre o tema! - O que não significa que estejam dispostos a investir da maneira mais justa na promoção de seus produtos, qualificando especialmente os blogs maternos como algo "menor", em relação aos de jornalistas conhecidos ou celebridades.


Mas não era exatamente disso que eu gostaria de falar. Também fiquei pensando na quantidade imensa de posts que tenho em rascunho, imaginando quando os concluirei, como já me disse a @blogdaTi. Ou, ainda, que tenho várias coisas para contar, como o show do Ricky Martin, que assistimos "na faixa", graças a um sorteio que rolou no FB e que fico pensando quantas promoções legais acontecem por meio das redes sociais - e vejo o meu blog como um fio dessa teia de relações que fomos tecendo desde que me tornei blogueira e passei a trocar idéias com tantas outras mães.


Só que o que mais pulsou no coração nesse momento foi que eu deveria falar sobre solidariedade. Através dos blogs, pude conhecer, divulgar e participar de ações efetivas de auxílio ao próximo. Muitas vezes as pessoas me dizem que não sabem como fazer para começar a mudar o mundo para melhor - algo que sinto como um desejo coletivo - e sempre aparece uma oportunidade, como em posts que li ou quando falei sobre doação de sangue ou arrecadação de roupas, alimentos, brinquedos e calçados para vítimas de enchentes no Rio, em Santa Catarina e em São Lourenço do Sul.


Por isso, como temos, na proposta da blogagem coletiva, a chance de homenagear através da indicação de leitura de 5 entre os muitos blogs preferidos... Saia justa! Como escolher  o melhor? Não existe um mais especial. Por isso, nesse momento em que escrevo, falo de algumas das pessoas que escrevem suas histórias de vida e com quem nos últimos tempos tenho aprendido bastante.


Então, nesse emaranhado de pessoas que acabam citando ou linkando outras blogueiras e blogueiros, acabei conhecendo algumas verdadeiras pérolas. Pessoas que realmente, como se dizia, são "jóias", de tão preciosas.


Uma delas, é a Mari Hart Dore. Ela é uma das mães por quem tenho mais admiração. Temos nos falado pouco, é verdade. Mas sempre procuro acompanhar as alegrias, desafios e a leveza com que ela encara a vida com seus 3 filhos e o maridão Ciro, que parece completá-la tão bem. O blog da Mari é instigante, nos propõe reflexões bem humoradas mas ao mesmo tempo muito sérias, então diria que essa leitura é obrigatória. Porque ela é gente de verdade e nos desafia a encararmos essa postura de vida.


Outro blog que me coloca pra usar a massa cinzenta é o dela, a minha colega de profissão, a Lígia Moreiras Sena. Sente o o nome do blog: A Cientista que Virou Mãe ! Ela está sempre trazendo conhecimentos relacionados à formação em ciências biológicas com a vida cotidiana e eu acho que isso é um dom. Ela traduz o cientifiquês pra quem não quer "gre-gre-gre pra dizer Gregório". Além do que ela agita com bazar, cursos, enfim, ela se reinventa diariamente e é mãe de uma princesa que se chama Clara, que a inspira. #Amo!


Seria injusto deixar de fora aquela blogueira a quem descobri primeiramente pela internet, mas depois descobri que estava ali, ao meu lado, no pátio da escola, esperando pelas crianças... Kkkkkk! Gisele, aquela que supera as expectativas em criatividade! Ela é uma pessoa iluminada, no melhor sentido que a palavra possa ter. Admiro a forma como ela conduz a educação dos filhos, a criatividade com que está sempre atuando onde quer que vá, a capacidade de se integrar e envolver com a comunidade e o trabalho dela, bom, sou suspeita! Estamos sempre inventando moda juntas! Por isso, o Kidsindoors é como uma brisa de inventividade (essa palavra existe?), nos dias em que estamos ficando malucas com as crianças agitadas em dias de chuva, ou amoladinhas, ou mesmo quando queremos fazer algo diferente com elas e falta a inspiração. Porque ela é demais de inspirada!


Mas pode parecer que fugi da questão que me moveu a escrever este post, só que é aí que vocês se enganam! Com essas pessoas que citei: Tiffany, Mari, Ligia e Gisele, tenho aprendido muito. E troca de experiências é uma forma de se solidarizar. Nós ultrapassmos, em muitos momentos, aquele comentário que é um elogio por um bom texto. E tem uma mulher muito bacana a quem sugiro que vocês conheçam, pois ela é imperdível: a Luci Cardinelli. - Já conhecem?


Então sabem do que estou falando: ela divulga idéias positivas, é alto astral, envolve as pessoas em ações de bem estar ao próximo e cativa a gente de uma maneira...!!! Ela é tudo de bom. Além disso, usa seu talento como artesã para contribuir para que de alguma forma as pessoas se sintam importantes, no meio do anonimato e na solidão que passar por necessidades pode gerar.


A Luci me tocou muito o coração na época da campanha #SOSRio. Foi incansável! E por várias vezes se dispôs a ajudar em ações que tentei ou cheguei a desenvolver aqui em Porto Alegre.


Muitas de vocês sabem que temos grupos fechados de debates dentro do facebook, por exemplo. E muitas das mamães blogueiras estão unidas quando uma de nós está mais pra baixo ou divide com as amigas uma situação difícil. Não interessa de que região do país, nós conseguimos ultrapassar essas fronteiras e nos dar as mãos. Estranhas se tornaram íntimas. E fizeram a diferença em muitos momentos para mim.


Por isso, fica aqui o meu agradecimento e os parabéns por essa data que tornamos tão especial!









9 pitaco(s):

Cristiane disse...

O mundo de blog é maravilhoso!!!!! Parabens pelo seu. se quiser me visitar:http://olhopreguicoso.blogspot.com/

Mari Hart disse...

Own Ingrid, que coisa mais linda!!!! O tanto que vc diz aprender, pode ter certeza de que tb aprendemos com vc! Sua serenidade, suas reflexões, seu comprometimento com questões que poderiam muito bem passar batida para muita gente, com vc não, vc faz a diferença! Sinto que vc sente o sentimento alheio. Seja a dor ou a alegria, e essa é a maneira mais genuína de amor e amizade que pode existir. Sua cobrança consigo mesma como mãe, para ser a melhor que pode ser para seus filhos, é um aprendizado para todos nós, mesmo que muitas vezes vc sofra com isso. eu poderia ficar aqui horas falando, mas acho que uma plavar te define: AMOR. E é assim que vc é.

Um beijo enorme! E viva os blogs que proporcionam esses encontros de almas pelo mundo afora!

gisele disse...

Guria! Me emocionei muito!!!!!!!!!EU que sou sua super fã! Te adimiro muito e te considero uma amigona! E como fico feliz por poder te ler na rede, assim, te conheço cada vez melhor, com a vida corrida que temos não daria tempo pra conversar deste jeito! E quando a gente se encontra a felicidade se multiplica! As crianças se adoram! A Ceci fala dos teus com saudade e o Cássio tá tri feliz de dividir a fono com o Caio! Falou pra todo mundo! O mundo do blog é uma maravilha! Tô aprendendo muito contigo! Bjão e ainda temos um café (vários na verdade) pra colocar o assunto, ao vivo, em dia! bjo, bjos e mais beijos!!!
gi

Ligia Moreiras Sena disse...

Ai caramba, que emoçãããã!!
Tô eu lendo e, de repente, meu nome. Ai que fofa. Sabe, Ingrid, que eu também sou muito grata ao mundo dos blogs. Por eles, conheci gente incrível. Alguns eu ainda nem conhecim pessoalmente, como você, mas sinto uma amizade verdadeira. Eu nem sabia que era o dia do blog, senão tinha feito um postzinho sobre...
Obrigada, querida amiga, pelas palavras!

Grande beijo a todos daí, de todos de cá!

Ligia

Tiffany Stica @blogdati disse...

Ingrid, fico feliz de finalizar a leitura do seu post com a sensação de que "ouvi" seu desabafo e junto sua apreensão de todo o conteúdo positivo feito e gerado pelos blogs maternos.

O desejo coletivo de fazer mais através do ativismo social possível na web 2.0 e abraçado por todas nós, mães blogueiras, me parece funcionar com tanto exito por estar na mesma sintonia de "bem", de "amor" e valorização à família que, nós conhecemos e desejamos.

Acabamos, de norte a sul e também de terras distantes, unidas, porque comungamos do desejo de fazer mais pelos nossos e garantir uma sociedade com oportunidades mais justas para os nossos filhos.

Arranjar tempo para refletir sobre o dia a dia, reservar momentos para escrever e publicar nossas opiniões e contribuições sociais e ainda, comparecermos nas comunidades, nos bate-papos virtuais, no twitter e com sorte, nos encontros físicos de mães-amigas-blogueiras é uma doação, um relacionamento sobre o qual investimos amor, atenção e zelo.

Pra mim, posso garantir, é um prazer visitar o blog das amigas sempre que posso e por lá ficar até ler uns 4, 5 ou mais posts, me atualizando, recebendo o compartilhar, nutrindo. Creio que passamos a abastecer-nos com o carinho, a criatividade e compromisso moral das mães que conhecemos (virtualmente) e passamos a admirar. E isso me deixa muito feliz. É uma constatação muito boa.

Lembro bem das suas primeiras visitas no meu blog e sorrio por isso. Então, ser lembrada neste seu post hoje e poder trocar figurinhas com frequencia, pra mim, é um grande prazer.

Que venham outras razões para comemorar, outros datas comemorativas e especialmente, aniversários de blogs para que a gente possa continuar celebrando e exaltando a admiração mútua que temos uma pela outra e por nossas amigas-blogueiras especiais.

Um beijo. Ti

Rapha, mãe da Alice disse...

Que legal! Nem sabia do dia do blog, mas foi legal ver a Ligia citada, pois a conheço pessoalmente (momento fama and glamour Li!)!

Beijos,

Rapha, mãe da Alice

Filhote de Humano

Maternar Consciente

Laiz disse...

oi Ingrid!!! Acabei de te conhecer no grupo do facebook e vim aqui conhecer seu blog! Adorei!!! Vou agora "bisoiáaaa" tudo por aquiiii... bjinhossss

Um espaço pra chamar de meu disse...

Ingrid,apesar de tarde vim aqui ler e que coisa linda teu post, eu adorei!!!
Tudo verdade né ñ?E a Mari é tudo de bom, já estive com ela 2 vezes e digo,que a alegria dela contagia e encanta...
Meu sonho é um dia poder encontrar muitas outras de vcs,espalhadas por este nosso Brasilzão...
Bjs,querida!!!!

Luci Cardinelli disse...

Querida, eu sou péssima naquele FB :( Acredita que só agora, antes das 4 h da manhã, dando uma mexida por lá viu o que me escreveu.
Nossa, estou emocionada com tanto carinho, nem sei se mereço tanto. Muito obrigada :)

beijos grande e tb com carinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...