Meliante dando dicas de segurança (hehehe)!

Como havia dito, sábado fomos curtir o festival de balonismo em Torres, que, aliás, também já comentei que foi maravilhoso, né?!

Pois um detalhe que até então tinha omitido é que mal chegamos à cidade litorânea em questão, a Loira disse que queria fazer xixi urgentemente e avistei uma fila imensa perto dos sanitários químicos... Mesmo tendo ido ao banheiro antes de sair da casa da vovó, é claaaaro que a pequena teria de demarcar território quando chegasse!

Para nossa sorte, a filhota tinha por perto um posto da Brigada Militar (polícia no RS se chama assim) e fui eu lá, toda pimpona falar com o policial e solicitar um espaço no troninho alheio. O cara foi superbacana, avisando que o espaço feminino não era lá essas coisas, mas resolveria o problema certamente, devido à emergência da menina.

Enquanto a minha filha urinava e cantarolava, depois lia os recadinhos que alguém já tinha escrito pelas paredes, me deparei com uma sacolinha e resolvi espiar o que tinha dentro... uma tal de CARTILHA DO CIDADÃO. Bom, eu me acho uma cidadã e tal, resolvi bisbilhotar, porque nunca tinha visto uma e também tenho problemas com ficar esperando sem fazer nada.

E O NEGÓCIO VALE A PENA SER LIDO, CARAMBA!

Encontrei dicas de segurança, telefones úteis que nunca sabemos onde encontrar (ultimamente nos guias telefônicos o que menos tem é informação necessária) e já fiz relação com o dia em que meu sobrinho resolveu voltar sozinho da escola (agora que a cunhada é caloura da unvirsidade federal , ficou com o tempo ainda mais curto para buscar o trio calafrio) e foi assaltado perto do cemitério lá de Rio Grande.

Resolvi pegar pra mim um livrinho desses! Uma meliante dando dicas de segurança - nesse caso tem perdão?

Olha só as dicas:

"Para quem está nas escolas:

Alunos:

  1. Vá e volte da escola sempre acompanhado (a) de colegas ou alguém da família;
  2. Se não tiver quem o acompanhe, evite ruas desertas ou escuras;
  3. Procure ficar dentro da escola durante o recreio e antes do início das aulas;
  4. Evite usar jóias e objetos de valor ou vestir boné, jaquetas e tênis novos, pois chamam a atenção de ladrões. Prefira os com maior tempo de uso;
  5. Não aceite carona de estranhos, mesmo que digam estar a mando de um familiar;
  6. Depois da aula vádireto para casa, não fique na frente ou próximo da escola, mesmo que em grupos. Esta atitude permite que o ladrão estude o caminho que irá tomar para casa;
  7. Evitando ou não o assalto, comunique aos seus pais e à escola para que sejam tomadas providências junto às autoridades.

Para os pais: a sua presençaé fundamental

  1. Sempre que possível acompanhe seus filhos à escola ou peça a alguém da sua confiança para fazê-lo;
  2. Procure participar de reuniões da comunidade escolar, principalmente quando tratarem da questão de segurança;
  3. No ambiente escolar sua participação é fundamental, pois reforça a segurança de seus filhos e demais alunos, evitando que pessoas ofereçam algum tipo de droga ou cometam atos de violência;
  4. Apóie a escola e a polícia com informações que melhorem a segurança de todos;
  5. Informe seus filhos sobre os males que as drogas causam, salientando os fatores de ordem biológicas, psicológicas e sociais;
  6. Fale com a direção ou professores, informe-se sobre as novidades, colocando-se à disposição na solução de problemas existentes;
  7. Procure informar-se junto a escola sobre as atividades extra curriculares nas áreas de lazer, cultura, cursos, teatros, dentro da medida do possível colocando-se como voluntário;
  8. Busque informações de como ajudar crianças e adolescentes, da sua comundiade esclar, vítimas de algum tipo de violência;
  9. Denuncie atos de vandalismo feitos contra a escola de sua comunidade".

Ou seja: ninguém substitui a participação de pais interessados...

Pelo tempo que demoramos, o papai e o mano da Larissa ficaram tirando fotos dos balões e nós lá, alheias. Mas deu tempo de participarmos do festival, bem informadas sobre segurança...

2 pitaco(s):

Ana Paula disse...

Oi Ingrid, vim retribuir a visitinha no meu blog e me deparei com um blog pra lá de interessante, com assuntos que muito me interessam e atraem. Parabéns, acabei de me tornar fã assídua!!!!
Beijinhos e volte sempre!

Micheli disse...

Oi,Ingrid! Passei aqui hj pela primeira vez e adorei o blog! Aparecerei sempre.
Um beijo!
clarinhacoqueirinho.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...