Amizades

Existem amizades para todas as horas, assim como as pessoas diferem entre si.
Tenho amigos que só vejo casualmente, mas cujo encontro movimenta as energias mais bacanas do universo, de uma forma fenomenal... Como se o tempo não passasse, a distância nunca houvesse existido.

Também tenho amigos com quem sempre falo, apenas pelo msn e me sinto tão íntima deles como se estivéssemos sempre nas casas uns dos outros.

Tenho amigos com quem não falo nunca e nem o orkut adianta pra nos fazer trocar idéias, mas que amo de paixão!!!

Também existem os amigos de quem não temos fotos, mas temos inúmeras lembranças e elas vivem me visitando. Ultimamente, mais ainda.

Perder amigos, especialmente os mais cheios de projetos e tão jovens, dá uma mexida interna que não tem descrição suficiente para fazer alguém compreender como dilacera.

Quem me conhece sabe que sou uma eterna otimista, mas nessa última semana entrei pra concha, pensei, chorei, me recusei a olhar pra determinadas pequenices que alguns seres humanos teimam em fazer; preferi mergulhar numa viagem musical ao passado, com muito Lulu Santos, Kid Abelha, muitos outros artistas que costumavam tocar quando éramos adolescentes e rir das lembranças que tenho principalmente dos meus amigos "igrejeiros", das Juventudes que freqüentei na igreja luterana.

Feito isso, minha alma ficou mais leve, foi capaz de suavizar a angústia e as "perdas e danos" que a morte precoce provoca.

O Banana, que não consigo nunca chamar pelo nome, me disse uma coisa que faz todo o sentido: ter uma crença, uma fé, faz muita diferença nesse momento, ainda que seja difícil de absorver.

Minha homenagem ao meu amigo Fred ficou marcada pelas lembranças de como ele implicava com quem gostava, tremendamente provocador. Um verdadeiro "pentelho"! De que ele ia lá na casa da mãe ensinar violão pro meu irmão. Das conversas sobre as ex-namoradas dele. Das risadas e dos "oi, seu veado" que sempre dizia pros guris.

De vê-lo pequeno, chutando uma bola de futebol quando fui pela primeira vez à casa da família dele, e eu devia ter uns 14 anos... - Ele parecia tão pequeninho!

Amanhã quero ir ao culto e estar entre os amigos e familiares desse queridão que nos deixou atônitos com sua partida. E quero levar comigo a certeza de que onde ele está tem muita folia e torcida pelo Grêmio, muita música e roda de violão, muita amizade e fé.



CULTO EM MEMÓRIA DE FREDERICO CALMEIÉRI SADOWSKI DA SILVA

DIA 27/12/09, ÀS 09H30MIN NA PARÓQUIA DA PAZ - AV. SERTÓRIO, 345 - NAVEGANTES

PORTO ALEGRE, RS

Preciso dar um tempo

Os sentimentos ficam misturados... saudades, dor da perda, arrependimento por estar sempre com a agenda tão concorrida que nem dá pra telefonar ou mandar scrap prum amigo querido.

Pois agora fui despedir-me dele cheia de tantos pensamentos que acho que meu amigo querido ia ter mais certeza ainda da minha loucura.



Não acho que ele tenha acabado na curva que o vitimou, acredito em continuidade da vida, em céu, em amigos espirituais (anjos?) que nos acolhem, protegem e ajudam... Mas é dureza ver um amigo partir. É fogo pensar que a turma se reuniu pra dizer adeus entre lágrimas ao invés de celebrar vitórias e a vida juntos; que nós estamos deixando o tempo escorrer por entre os dedos e precocemente envelhecendo.



Não tive adolescência com máquina digital e é por isso e por muitas outras coisas que não tenho muitas fotos dos amigos de juventude. E nesse momento elas me consolariam, com certeza...



Preciso dar um tempo pra cabeça se reorganizar e pra também continuar dando atenção pras crianças, pro natal e pros pepinos que andam rolando.



Volto logo, um dia desses, prometo... Palavra de escoteiro.








"São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida"...
(Encontros e despedidas, de Milton Nascimento e Brant)

A chama apagou... Perdemos nosso amigo Fred


Natal todo dia (Roupa Nova)

Imagem: www.maossolidarias.wordpress.com


Um clima de sonho se espalha no ar,

Pessoas se olham com brilho no olhar,

A gente já sente chegando o Natal,

É tempo de amor, todo mundo é igual.

Os velhos amigos irão se abraçar,

Os desconhecidos irão se falar,

E quem for criança vai olhar pro céu

Fazendo pedido pro velho Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria,

Se a gente é capaz de toda essa magia,

Eu tenho certeza que a gente podia

Fazer com que fosse Natal todo dia!

Um jeito mais manso de ser e falar,

Mais calma, mais tempo pra gente se dar.

Me diz porque só no Natal é assim?

Que bom se ele nunca tivesse mais fim!

Que o Natal comece no seu coração,

Que seja pra todos, sem ter distinção.

Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for,

O melhor presente é sempre o amor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...