#SOS #SLS #Família #Amigos #Solidariedade

Amigos,

Como todos estão sabendo, São Lourenço do Sul (#SLS) está vivendo uma crise. A queda da barragem e as fortes chuvas deixaram em poucas horas a cidade debaixo d'água. Pessoas foram levadas pela força da correnteza do Arroio São Lourenço, que transbordou.



A cidade praticamente desapareceu do mapa, como mostram algumas imagens:

http://twitpic.com/482yxs - essa é a casa do meu melhor amigo e cumpadre.

http://twitpic.com/486xos - visão do terraço da casa do cumpadre.

http://twitpic.com/48hqbp - sala da casa do padrinho das nossas crianças.

http://twitpic.com/48hmmf - ruas depois que as águas baixaram.

A cidade é pequena e cerca de 70% das famílias foram atingidas não apenas em suas moradias mas também no seu trabalho, já que tem área rural e turismo por causa da belíssima Laguna dos Patos. A cidade está cheia de crateras, de lodo, de chagas pelo desespero que tomou conta de quem perdeu tudo.


Entre essas pessoas estão vários amigos e parentes nossos. Sabem como é, em cidade pequena todos são primos em algum grau.     

Por isso peço que, se tiverem como colaborar, doem um pouco de si e encaminhem roupas, produtos de higiene, calçados, cobertas, roupas de cama, alimentos não perecíveis, água potável, colchões, travesseiros, enfim, o que puderem considerar útil, para os postos de arrecadação da OAB nos fóruns de Porto Alegre/RS;  Estádio Olímpico, sede do Grêmio também tem posto de coleta; Universidade Católica de Pelotas; Rio Grande e  outras cidades gaúchas também estão movidas pela solidariedade, mas o estrago foi tamanho que vai levar muitos meses pra que esse susto seja apenas uma lembrança. O Cais do Porto aqui em Porto Alegre também está recebendo os materiais no Armazém 7.





Artistas gaúchos estão mobilizados e disponibilizaram seu talento em prol dos lourencianos: http://produtoculturalgaucho.blogspot.com é um link que vale a pena conferir!

Além disso, pelo telefone (53) 3251 33 00 e 3251 31 11 é possível ter notícias de parentes e amigos.

Para quem mora mais longe e acha que não tem como colaborar pessoalmente, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) está disponibilizando sua conta corrente e é muito confiável. Tendo em vista que boa parte da população é luterana, certamente será fiscalizada pela mesma.
 
Paróquia Evangélica de São Lourenço do Sul
Banco do Brasil - Ag 0327-1 
Conta Corrente 1063-4                                                   
 
Além disso, cabe lembrar que há muitas gestantes e bebês precisando de leite de vaca e fórmula, fraldas, creme para assaduras, roupinhas, mamadeiras, todo o material que mãe e pais conhecem bem e por vezes guardam por lembrança. Nesse momento, fará muita diferença pra quem perdeu tudo.

Desculpem se as imagens não são animadoras dessa vez, mas é a realidade de gente da gente. Meus pais e tios que residem aqui em POA estão lá ajudando a lavar e retirar móveis das casas para que se possa avaliar se tem algo para aproveitar. Algumas das imagens aqui postadas são do meu cumpadre Augusto Lüdtke e do meu padrinho Ruy Joaquim Duarte - provavelmente no facebook deles tenha muito mais.

Obrigada, um grande abraço a todas/os!

7 pitaco(s):

Nine disse...

Oi Ingrid, tudo bem?

Faz tempo que acompanho o seu blog mas não consigo deixar comentários nele devido a um erro que o formulário de comentário incorporado, principalmente com verificação de palavras (aquele logo abaixo da postagem) dá em algumas versões do Internet Explorer e Firefox.

Entrei em contato com o blogger e verifiquei em fóruns sobre o assunto que o problema é comum, mas ainda não tem solução. A única maneira de conseguirmos comentar é o blog alterar a configuração dos comentários para página inteira ou janela pop up.

No início pensei que fosse um problema apenas meu, mas depois verifiquei que assim como eu, muitas outras pessoas podem não conseguir comentar no seu blog, por isso resolvi te avisar.

Se puderes alterar as configurações dos seus comentários eu e outras pessoas poderemos participar dele!

Te mandei email com a mesma mensagem, tá?

Um beijo!
Nine

Babi disse...

nossa, isso é muito triste...vamos nos mobilizar mesmo de longe, seja material ou espiritualmente com orações e tb divulgando s formas de ajuda.

Tati disse...

Oi Ingrid, a situação está tão caótica que a gente não sabe mais como ajudar! Ainda estamos em fases de ajuda a Friburgo e Petrópolis, aqui no Rio. Não dá tempo de se recuperar e vem nova tragédia. Assustador.
Espero que seus amigos, sua família e os demais moradores da cidade se recuperem logo. Envio daqui meu carinho, sei que é muito pouco nesta hora, vou pensar em novas formas de ajuda daqui, está bem?
Beijos.

Priscila Sant'Anna: disse...

Muito triste a situação de São Lourenço,um terror o que aconteceu no Japão,a gente se sente tão pequeno frente a essas tragédias.
Mas se puderemos ajudar fazendo o mínimo,já faremos diferença.

Que bom saber que a igreja luterana disponibilizou a conta.

Falei com uma amiga hoje que mora em POA mas nasceu lá e a família vive lá, Simone Rojhan...ela me disse que a situação é caótica mesmo.

Vou ajudar no que for possível.
Muito bacana tua iniciativa Ingrid.

Bjs,
Priscila

Mãe Mochileira, Filho Malinha.. disse...

Oi Ingrid! nossa, que triste!!! Boa iniciativa,e que Deus ajude !! OLha, recebi ontem pelo correio as etiquetas do sorteio!! Adorei!! O Enzo se amarrou no desenhinho,hehehe..mais uma vez obrigada por proporcionar essa alegria de ser sorteada!! :-D
beijão e uma otima semana!!!

Glorinha L de Lion disse...

Oi Ingrid que triste tudo isso! O Japão não tem deixado a gente ver direito o que está acontecendo com nosso povo, pois nos chocamos diariamente com toda aquela tragédia, e, no entanto nosso país tb tem passado por poucas e boas...Bela iniciativa, amanhã vou fazer um link pro meu blog, tá? beijos, conte comigo na divulgação e no que precisar, ok?

Glorinha L de Lion disse...

Oi Ingrid, coloquei seu link ontem, tá? beijos,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...