Olá, prezadas amigas... e amigos!
Não tenho escrito tanto quanto gostaria, tenho até uma lista mental do que abordar aqui no Desconstruindo, mas hoje começo a colocar em dia!
Um dos motivos pra não estar tão presente é que estou fazendo várias revisões de saúde, algumas delas até meio forçadas. Esse clima nefasto...
Mas o negócio é que fiquei pensando: se os médicos pedissem todos os exames necessários para um CHECK UP decente, os planos de saúde faliriam. Sim, verdade.
Vamos pensar juntas(os)?
- Papanicolau
- Ultrassom de mamas ou mamografia, dependendo da idade e presença ou não de prótese de silicone
- IMC = peso X altura = obesidade?
- Eco transvaginal
- Eco abdominal total
- Raio-x de pulmão, para fumantes e não fumantes é preventivo, sabia? Detecta infecções não curadas, fibroses, enfisema
- Raio-x de coluna
- Exame de urina- urocultura, uréia e creatinina
- Ácido úrico
- Parasitológico de fezes (poucos médicos solicitam!)
- Hemograma
- Tempo de coagulação (geralmente pedem antes de algum procedimento cirúrgico)
- Colesterol total e fracionado
- Homocisteína - para verificar risco de coágulos e vasos sangüíneos entupidos
- Glicose
- Triglicerídios
- Sódio, Potássio, Cálcio e Fósforo = qualidade de nutrição
- Albumina
- TGO e TGP - funções hepáticas
- Sorologias - deveriam ser anuais, para verificar a presença de anticorpos ou vírus como da hepatite, HIV, mononucleose, toxoplasmose, rubéola
- Paratormônio
- TSH, T3, T4 (tireóide)
- Ultrassom de tireóide
- Mesmo "sem motivos", endo e colonoscopia deveriam ser rotineiros!!!
- Teste de esforço (ergométrico)
- VHS, VS ou PCR - para verificar doenças auto-imunes e infecções/inflamações
- Espermograma - é um exame pré-nupcial que poucos homens realizam porque sempre se fala em infertilidade feminina e homens não têm cultura de se examinarem principalmente na região genital. Evitaria vários estresses...
- PSA - se elevado, indica alteração na próstata; após os 40 anos, o exame de toque é recomendado, ainda que o exame de sangue não mostre alterações.
Bom, uma questão a se pensar é que planos de saúde recomendam que a maioria desses exames somente sejam solicitados se há indícios de doenças no histórico familiar do paciente. Sendo assim, crianças quase não realizam exames investigatórios após o teste do pezinho!
Já adolescentes, a não ser quando começam a freqüentar ginecologista, não realizam muito além do hemograma, pelo que tenho conversado com amigas que têm filhos nessa faixa etária. Já os meninos, não freqüentam o consultório do urologista, o que é uma tremenda falha, já que doenças como varicocele, fimose e outras podem ser identificadas e resolvidas antes de começarem a vida sexual e, assim, prevenir outros problemas decorrentes.
Estou escrevendo tudo isso não por ser compulsiva por doenças, mas porque alguns desses exames por nunca terem sido solicitados poderiam ter feito diferença na minha saúde e na de várias pessoas que conheço. Minha médica nunca desconfiou que pudesse ter qualquer problema na tireóide porque os exames de sangue davam resultados normais!
Seus médicos costumam pedir quais desses exames? E para seus filhos?
Fico especialmente incomodada quando um pediatra não solicita exames parasitológicos por achar que basta saber que temos água tratada em casa e que meus filhos não convivem com porcos ou andam descalços em áreas sem saneamento. - Esquecem que nos alimentos também é possível se contaminar?
Há ainda os médicos que nunca solicitam análise de se há secreção de origem bacteriana e metem um monte de antibiótico na criança (e no adulto também).
Essem comportamentos, eu acho, comprometem a saúde e não mostram seriedade do seu trabalho. Mostram mais comprometimento em não gerar gastos pros planos de saúde, que vivem fazendo pressão nos profissionais da saúde!
Mas eu não fico esperando, costumo questionar alguns procedimentos e digo o que penso sobre não investigar a minha saúde. Não respiro aliviada ao sair de uma consulta 10 minutos após ter entrado. Mas também não sou hipocondríaca. Sou apenas questionadora. E isso já foi comprovado que fez diferença na minha vida. Hoje tenho 5 anos livre de um tumor que ninguém nunca investigou, mas eu descobri apalpando e exigindo que fosse analisado a fundo.
Vocês conhecem histórias como essa?
8 pitaco(s):
Oi Ingrid...
Os planos de saúde faliriam e nós perderiamos o mês apenas fazendo exames... Sem contar com as demoras nos atendimentos, né?!?!
Mas o duro é que é mais que necessário, mas acho que a maioria das pessoas, não fazem nem metade desses exames... :S
Bjocas,
Carol
Que bom vc de volta...
Espero que vc tire nota dez em todos os exames...
felicidades
Total, sem falar que hoje tudo é virose né? dois casos de filhos de amigos, uma de 9 meses os médicos disseram que era virose e ela teve uma parte do intestino necrosado ficou na UTI as pressas e operou, agora está bem, outra tinha um problema nos rins e operou de urgência, a febre nunca passava e também sempre era virose, ou seja, acho que temos sim que questionar condutas, e ir até o fim pra desencargo de consciência, prevenir é o melhor remédio....um super beijo e espero que esteja tudo ótimo com vc!
GRAÇAS A DEUS, não passa de uma sinusite e exames de rotina coincidindo... Claro que nem metade deles foi solicitado, mas vários eu fiz até pra ser liberada pra academia!!!
Adorei a postagem ! Vim convidá-la a participar do sortei lá no meu blog , se puder divulgar aqui eu agradeço. Bjs carinhosos, Mammy
Ingrid,
Agradecendo as boas vibrações e falando em saúde, já estou bem melhor!
Então menina, acho que a maioria nao se atenta a tudo isso que falou não. Eu mesma passei quase um ano tomando anti inflamatorios comuns achando que as dores pelo corpo era devido ao trabalho forçado em casa (nussss) e uso repetitivo do computador (punhos e dedos).
Hoje em dia eu faço regularmente (maximo a cada 2 meses):o Tgo, TGP, hemograma completa, glutamina, proteina C reativa, Urina, VHS.
Eu digo que faço valer a pena o que pago de plano de saúde. Além das tomografias de membros superiores, Ultra sons e raio-x.
Mas como diz minha mae, quando mais se fuça,mais se acha.
Grande tema!
Beijão
Nossa...saúde acho que vai boa, mas falando sério, faz tempo que não faço uns exames...a maioria desses que vc citou eu nunca fiz! Temos que nos cuidar melhor e concordo com vc que ao desconfiarmos de algo temos que exigir do médico a pesquisa mais aprofundada do problema! Se bem que eu não procuro muito não...sabe aquele ditado famoso, prefiro não achar nada, rsrsrs Beijos!
e e legal essa budega
Postar um comentário