Advento é uma época mágica, pra mim. Simboliza a espera pela festa de aniversário mais bacana de todas, a lembrança do nascimento de Jesus Cristo, "sal da Terra e Luz do mundo".
Quanto mais se aproxima o natal, acho que ainda mais agora, sendo mãe, maior é minha ansiedade pelos olhinhos brilhando e não apenas pelos presentes que as crianças pedem em cartinhas para o Bom Velhinho, mas pela decoração, pelo ar de alegria que pode tomar conta da cidade e decoração de quem curte esta época.
Os olhinhos da Larissa estão parecendo lotados de estrelinhas, pois brilham muito ao falar na apresentação de natal da escola e do ballet. Além disso, nesse período tem o aniversário dela, e a metáfora do aniversário de Jesus traz um encanto todo especial.
Esse ano foi ela quem cobrou que fizéssemos momentos especiais de meditação com a coroa de advento. Sabia que a cada dmingo acenderíamos 1, 2 depois chegaríamos a 4 quanto mais próximos estivéssemos do natal.
A coroa é uma soma de significados, tem tradição bem antiga, mas pensar que o círculo não tem início nem fim, como a aliança, o arco-íris... Além de ramos verdes, que lembram renovação da vida e da esperança, pela vinda do Messias... 4 velas que representam a história do povo de Deus.
Sei que essa conversa pra algumas pessoas pode parecer piegas e até inocente em excesso. Mas pra mim, questões de fé cada vez se mostram mais determinantes, mais fortes e importantes. Vejo que determinados ritos não são mera tradição, mas dizem respeito a alimentar a espiritualidade, independente da religião que alguém professe, elevando a alma.
Já ouvi falar que as 4 velas teriam cada qual um significado, respectivamente:
- a primeira é a vela do perdão;
- a segunda é a vela da fé;
- a terceira é a vela da alegria;
- a quarta é a vela do conhecimento.
Sinceramente, são valores que gosto de crer que venho cultivando em mim e quero semear nos meus filhos.
0 pitaco(s):
Postar um comentário