Em que momento ele começa a ser pai?

Já fazia tempo que pensava em falar a respeito de paternidade. Aí, hoje, quando entrou no blog o Skribit - esse novo mecanismo (veja na lateral, à sua esquerda) de consulta sobre os temas que seguidores/as desejam ver aqui no Desconstruindo a Mãe, a primeira sugestão que aparece é que se fale sobre os pais... De acordo com quem escreveu, "estes desconhecidos suportes no dia-a-dia do lar"! - kkkkkk!

Vovô levando pro 1º dia de escola
Cada pessoa tem sua história com a paternidade; no meu caso, o pai era uma figura pacata, que ficava pouco em casa porque tinha 2 empregos, faculdade, plantões nos finais de semana... Mas ele também era o cara que raramente me dava uma bronca, palmada; a pessoa que eu ficava esperando ansiosamente pra ver se apareceria nas apresentações escolares (raramente acontecia); aquele de quem muitas vezes esperei mais do que seria capaz de me dar, por ser tímido, por sua história de vida, por minhas idealizações de menina.

Ele hoje é o mais apaixonado dos avôs. Não tenho dúvida disso. E vejo que ele aproveita cada oportunidade para dizer aos meus filhos, daquele jeitão muito engraçado, que eles são amados, que ele quer e gosta de estar junto e até já participou de uma ou outra atividade escolar da Larissa. - Sem contar que adora buscá-la na escola!

Mas esse post também é a oportunidade de falar de um outro cara, sem cuja participação, eu não seria muito da mãe que eu consigo ser hoje. O Alemão, ele mesmo.

Sangue não é água!
Antes mesmo de nos casarmos, ao ver a sua relação com os sobrinhos, tive certeza de que ele era muito afim de ser pai. Ele era o DINDO MANO. O padrinho da Mariana, adotado pelo Pepê e pela Gabi como se fossem seu também.

O cara que quando chegava os rostos das crianças mudavam, ganhavam outro brilho. Que tocava "o sapo não lava o pé" e até a versão da música-tema de Titanic com Sandy e Júnior pra agradar uma outra criança. Que entrava na piscina pra brincar e que contava histórias dos tempos em que morava com as tartarugas do Projeto TAMAR. Enfim, ele fazia diferença pra elas. As crianças não resistiam!

Primeiro colo
Um certo tempo se passou. Pensamos no assunto e vimos que nós desejamos muito nos tornar pais. Vasculhamos o que foi possível e, depois de um bom tempo, descobrimos que havia alguns impecilhos que seriam, sim, transponíveis, se tivéssemos paciência para continuar tentando. Ele encarou de frente.

No dia em que fiz o teste de farmácia, acho que ele tremeu de medo do resultado. Mas a comemoração foi muito bacana! E desde então, ele começou a se comportar como quem estava realizando um sonho, ainda que não pudesse sentir os enjôos matinais, nem os primeiros movimentos do bebê. 

Ele adorou correr atrás de brigadeiro na madrugada quando tive o primeiro desejo! E tocava violão encostando na barriga, conversava com a barriga, me buscava na faculdade quando chegou a época de evitar que eu dirigisse com aquele panção... Ele curtia muito!

Quando tive cálculo renal no 6º mês de gestação, fiquei sabendo que ele fez as maiores maluquices pra voltar de uma convenção em Vitória, atravessar a cidade, buscar meu sogro que estava chegando em São Paulo para passar uns dias conosco e chegar a tempo de apertarmos as mãos e me dizer que estava torcendo para que desse tudo certo. E dias depois, fez praticamente sozinho nossa mudança pro apartamento que estávamos comprando.

"Deixa comigo"!
Da decoração do quartinho, ele fez questão de participar. Pintou quadrinhos, ajudou a escolher cortinas... Quando chegou a Larissa, pensei que não haveria espaço suficiente para tantas fotos e para conter tanto amor! Ele deu um jeito de organizar as férias pra que começassem no fim da licença-paternidade e, assim, curtiu muito os primeiros dias de vida da loirinha. 

Ele deu o primeiro banho; cuidou do umbigo, que caiu em suas mãos; levou água de côco em cumbucas de sopa porque a sede era imensa enquanto eu amamentava; trocou fraldas; mas sempre se recusou a cortar as unhas! Até hoje não tem coragem.

Dia dos pais na escola, 2008

No Mini-Zoo de Taboão da Serra
Não sei dizer em que momento o Alemão começou a ser pai. Houve momentos em que as exigências de trabalho foram tantas, que para que ele pudesse curtir ser pai, teve bronca (minha, claro). Em uma ocasião que telefonei pra que ele fosse direto do serviço pra uma pracinha nos encontrar, porque lá dava pra adultos andarem de balanço com as crianças no colo, acho que ele pensou "lá vem essa doida com as idéias dela", mas não recusou. - E sei que na primeira vez em que isso aconteceu, ele ficou entre tímido e grato, por estar de roupa e sapato social entre os olhares curiosos das pessoas.


Com o tempo, ele voltou a se soltar e via-se que as cobranças dos dois lados estavam muito pesadas. Quando nossa pequena queria brincar, nem sempre era possível; quando ele podia, ela estava morrendo de sono. 

Quando nos separamos, acho que o que mais doeu foi ver que ele estava em São Paulo, longe da filhota, que foi morar em Porto Alegre, crescendo e descobrindo coisas a cada dia e que ela vivia tentando fazê-lo participar da vida dela, das alegrias, das novidades e que agora havia uma distância que precisava ser superada não apenas com telefone e webcam.

Essa decoração de aniversário foi feita pelo papai!

Muita água passou por baixo da ponte e nós voltamos a ser um casal. E acho que nesse dia também pôde renascer um pai. Mas talvez seja apenas um jeito de contar a história. Ou haja coisas que ele deseje comentar - ou não. E também há muito mais, que virá a ser tratado em outro post, porque agora o papai chama a Larissa e a Desconstruída aqui pra tomarmos um cafezinho da tarde enquanto o Caio se recupera dormindo da folia feita.

P. S. : As fotos que entraram nesse post foram escolhidas pelo próprio Alemão, que está aqui, tri emocionado...

Resultado do Sorteio de 3 Kits da Kid factory

Parabéns, Enzo!

Parabéns, Juliana!!!


Parabéns, Matheus!

Gente boa, estamos começando a sexta-feira, dia dos famosos #FF (#FollowFriday), com o resultado do sorteio de 3 kits da Kid Factory.

Peço que as mamães que torceram e inscreveram a meninada entrem em contato o quanto antes para que possamos repassar as informações completas para a Cristina, que vai enviar para vocês os seus prêmios.

Um lembrete importante: peço que, recebendo seus kits, fotografem e mandem pra gente, porque o negócio é mostrar que vale a pena participar, persistir e pensar positivo!!!

Obrigada pela participação e pelo carinho que sempre têm com o blog Desconstruindo a Mãe. Se há parceiros interessados em divulgar e sortear seus produtos, é porque a turma de seguidores realmente mete a mão na massa! Continuem comentando, criticando, enviando sugestões e assim o blog, que começou como uma terapia individual pra colocar idéias em ordem, se torna cada vez mais um ponto de encontro de amigas e amigos com muito mais que maternidade/paternidade em comum!

Ressurgindo dos dias cinzas...

Gentes amigas, nos últimos dias muitas coisas andaram acontecendo, entre elas eu ficar sem internet por 2 dias seguidos graças aos temporais e muitos raios que saíram destrambelhando tudo em Porto Alegre. 

Foram dias de apreensão também, em que fiquei na maior torcida pela saúde da mãe da minha grande amiga e comadre Dinda Lu, que fez cirurgia e uma série de lembranças me viera à tona porque em 2007 minha mãe e meu sogro num mesmo mês fizeram cirurgias oncológicas, uma fase bem difícil de nossas vidas. A sensação de só poder enviar pensamentos positivos tem momentos que nos causa impotência só que o medo dos resultados não pode nos paralisar, não é mesmo?!

Por uma questão de aproveitamento dos dias finais de férias de verão, de vontade de ter boas recordações dessa fase das crianças e de que o tempo passasse voando pra que as notícias boas pudessem chegar logo, ocupamos muito bem nosso tempo.

Na terça-feira, dia 08/02, fizemos um passeio melhor que a encomenda! Fomos a Viamão entregar o kit Listerine Agente Cool Blue que o Cássio, filho da Gisele, autora do blog Kidsindoors, tinha ganho no primeiro sorteio de 2011 aqui do Desconstruindo a Mãe. As fotos traduzem bem como foi esse encontro!!!

Caio não deixou a Mana fazer a entrega do kit #tensão no ar

Cecília Curiosa, Caio querendo se mostrar dono da situação


Cássio preocupado: será que vão me deixar chegar perto do MEU PRÊMIO?

A resposta não tardou a chegar!

"Ei, me dá uma chance de ver!"

Hummm, legal! Hoje vou ficar com dentes azuis, mas eu sou colorado!

Que tal, vamos colorir os dentinhos juntos?
"Tem que fazer bochecho!!!"

"Assim?"
Acho que as crianças curtiram muito o encontro, que teve muito mais novidades e brincadeiras. Por isso, acho que vale a pena que vocês confiram a versão da Gi lá no Kidsindoors. Sempre olhares diferentes sobre um mesmo fato podem render muitas coisas boas! E essa foi a primeira parte da nossa tarde de terça!

***********************************

E assim as nuvens cinzas do céu, que pareciam acompanhar a minha tensão interior, foram se dissipando... e nós fomos começando a colorir a tarde que foi nos brindando com um céu mais azul e branco!

Como a @PrittBR nos presenteou com um kit bacanérrimo, levamos nossas sucatas, fitas, E.V.A., adesivos, papéis coloridos, guache, cola colorida, cola com glitter... juntamos com toda a verdadeira loja de armarinhos da tia Gi (vocês não sabem como essa menina tem materiais e idéias supimpas!!!) e fizemos uma arte-terapia. Um momento de colocar a criatividade com recorte, colagem que só não foi noite a dentro porque o calor estava escaldante e quando a brisa do fim da tarde chegou, o convite para brincar na pracinha se tornou irresistível!!

Vejam uma seleção de imagens que mostra como nossa tarde ficou mais bonita unindo a criatividade com materiais e incentivo das colas Pritt!!! 

Esse kit as embaixadoras ganharam de recordação da campanha. E resolveram brincar juntas!!!

Contação de histórias é com a tia Gi!!!

Curiosidade fortíssima

Claro que é cola bastão e papel cor de rosa...

Caio Picasso

Olha aí a galerinha na maior curtição com as mamães!

O Cássio faz livros que têm uma riqueza de detalhes... editora, ilustrador etc!!!

Tia Gi saiu de trás das câmeras!
"Eu já sei fazer, mamãe!"
Últimos retoques!
Melhor que o resultado é o processo!

As meninas foram detalhistas! Valeu a pena!
Talentos sendo revelados: Caio
Cecília

Arthur, nosso novo amigo!
Lalá, orgulhosa de sua pipa!
 Pra finalizar, só umas poucas palavras: encontros como esse continuarão acontecendo!!!

Histórias de Porto Alegre

Conforme prometido, o próximo post é mesmo sobre história do centro de Porto Alegre. Andei pesquisando algumas coisas na internet e em livros que meus pais têm em casa.

Tem tanto pra se contar, muitos fatos e histórias, mas aí ficaria uma lista telefônica de tão grande, então vou colocar fotos que tiramos no sábado e comentar alguns tópicos. Vão entrando aos pouquinhos... paciência com essa pessoa que voz escreve, por favor!!! A blogueira vai agora ao oftalmo e periga voltar com pupilas dilatadas!!!

Vista de frente



Vista de "costas"



Palácio da Justiça visto da Praça da Matriz




Detalhe da fachada do Palácio Piratini



Palácio Piratini, sede do governo estadual


Como diz a placa, esse prédio tem história




Esta já foi a sede do governo da província


Fachada da Assembléia Legislativa: quem preserva sua história pode escrever um futuro bacana


Rampa da Assembléia: fica lotada quando tem apresentações culturais


"Dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria" (Tiradentes)
Aqui estão algumas publicações interessantes pra quem gosta de saber mais sobre a cidade e não se importa de ler na internet ou imprimir:


Esse do LFV vale a pena manusear!




História de Porto Alegre (roteiros com guia)

Feira do Livro de Porto Alegre (o evento mais esperado do ano!)




Esse a criançada curte aqui em casa!
***********************************************************************************


Gente amiga, cheguei do oftalmo com muita dor de cabeça e cansaço. Desejo compartilhar várias coisas da minha amada Porto Alegre e acho que daria muitos e lindos posts. O projeto de apresentar a capital dos gaúchos está apenas começando!

Vou acabar postando sobre as histórias da cidade em breve, promessa não é dúvida!!!

Deixo esse vídeo pras amigas gaúchas que vivem fora do RS, como a Aline Dexheimer, a Karina Barum, a Paola Deodoro, a Lisiane Marques, a Ana Cadore e tantas outras um vídeo que tem uma música que nós adoramos cantar. Ela faz o maior sucesso por aqui, mas vai dar um gostinho de estar na cidade conosco porque mostra muitos locais conhecidos no clipe:



Sábado memorável!

Desconstruindo a Mãe não é só sorteio, sombra e água fresca, não! Aqui tem gente que faz gente e que rala, também! Que luta contra o embarangamento, que faz terapia pra bipolaridade não atrapalhar a vida, até que faz dieta coletiva.

Pois aqui em casa o pessoal anda querendo colaborar no último quesito e... Bem, eu achava que ia almoçar decentemente, já que tinha feito um atunzinho, arroz com leite de côco, saladinha... Crianças já alimentadas e a paz imperando no lar.
Resolvi colocar um DVD ABBA GOLD pra me sentir adulta de vez em quando, sabem como é? Tava rolando um "Knowing me, knowing you"...

Pra que... Dona Lalá vem da despensa comemorando ter encontrado uma bala que não tinha corante vermelho e tchum na boca do irmão dela. O guri feliz da vida, ela comemorando que nem deu tempo de eu cortar o barato e... tcharam!!! Engasgou com o tijolo verde (não era bala!!!) e veio abrindo o bocão; juro que nem tive tempo de tirar a bala da boca do Caio, porque veio o AHAAAAA do Abba acompanhado de todo o almoço que o pequeno tinha acabado de ingerir.

Meu traje de pintinho-amarelinho (um vestidinho que usava na gravidez com havaianas combinando) pra levantar o astral que andava meio murcho foi praticamente voando pra máquina de lavar, eu enrolada na toalha de banho já esfreguei o sofá, atendi o piá e tentava afastar os cães, porque vocês sabem que o Bob Esponja é terrível e o Patrick resolveu participar da lambança.

Não deu tempo de fotografar, felizmente... aí, pra continuar a saga, fui eu pra debaixo do chuveiro e só consegui almoçar eram 16hs, porque começa uma coisa, começa outra e a cena dantesca me tirou o apetite.
É só comigo que certas situações são deflagradas ou vocês também têm essa sensação de que justamente na hora da refeição da mãe é que as loucuras acontecem?

********************************************************************
Mas depois disso a Larissa, que continuou como estava enquanto eu tentava que a toalha não escorregasse e que os cães parassem de me lamber, dormiu. Pensei: é o meu momento, pois o Caio também estava com cara de quem capotaria de sono rapidinho. Quem dera!

Só sei que no fim das contas fomos sair de casa deviam ser 17h30min e o calor continuava insano. Como tinha doações pra entregar no estacionamento do Teatro São Pedro e também queria aproveitar pra tirar umas fotografias pra que o projeto de divulgar minha cidade saísse do papel, pegamos a Dinda Celi e fomos ao centro histórico da cidade.
www.google.com

Aqui estão algumas imagens, mas uma coisa garanto: o álbum no facebook tem outras imagens bem bacanas. Pretendo pesquisar melhor pra poder contar algumas histórias, porque os prédios dessa região são importantes pra cidade e têm um papel importante na minha vida também.

Descobrindo Porto Alegre
Imaginem, meu pai era funcionário do palácio do governo estadual, o Palácio Piratini. Pensem, eu ia trabalhar com o pai quando criança num PALÁCIO. Não é uma coisa meio mágica? Passava por prédios antigos que ficavam na mente como cenários de histórias antigas cheias de pessoas com roupas bufantes, como o museu Hipólito José da Costa (de Comunicação),a Biblioteca Pública, o Theatro São pedro, a Catedral Metropolitana, o Solar dos Câmara e o Palácio Farroupilha que é sede da Assembléia Legislativa (esse prédio bem mais recente) todos praticamente num mesmo quarteirão, em cujo centro tem uma praça linda.   

Folia no Palácio da Justiça
Estar dentro de um palácio pra uma menina que lia e ouvia tantas histórias com o tradicional "felizes para sempre" era puro encantamento. E essas histórias foram tomando conta de mim. Algumas delas consegui contar pra Larissa, que preferia pular corda na marquise do Palácio da Justiça enquanto Caio subia e descia escadas ou chutava a bola do Grêmio que ganhou da dinda Renata.


Na Praça da Matriz, que na verdade se chama Praça Marechal Deodoro, muito brinquei e ver que tinha uma porção de crianças por lá me fez pensar nos tempos em que a mãe nos levava pra esperar pela saída do trabalho pra voltarmos pra casa com meu pai. Me acostumei com as estátuas, as luminárias antigas, um clima gostoso que me fez gostar demais de museus. 

A tarde foi ótima. Brincadeiras, calor, uma entrada na Catedral pra fotografar (e levar um prestenção pra não fazer isso na hora da missa, ora bolas!), crianças achando que  pia de água benta era piscina - abafa - depois sorvetinho... Jurei que a turminha fosse dormir cedo, mas não.


Nessa pracinha mamãe muito brincou esperando o vovô sair do trabalho
Por isso somente após a luta ingrata das crianças com o sono estou aqui postando e torcendo pra que gostem e curtam um pouquinho da capital gaúcha. O projeto desencantou: estou começando a apresentar a vocês a minha cidade. No próximo post quero falar um pouco mais sobre o centro histórico. Gostam da idéia?    


                               Crianças na calçada ao lado da Assembléia Legislativa. Ao lado, o Palácio Piratini e, mais ao fundo, a Catedral Metropolitana




Que tal apresentar a cidade onde você mora pras amigas e divulgar os seus encantos?


Catedral: idealizada já no tempo em que POA era conhecida como Porto dos Casais

No começo ela era assim - fonte: http://www.catedralmetropolitana.org.br


Pra finalizar, uma imagem do teatro mais antigo e lindo de Porto Alegre:


Theatro São Pedro, incrível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...