Pontinha de inveja

Gurizada em polvorosa por aqui. Projetos escolares bombando!

Hoje a Larissa teve apresentação teatral em que foi o cavalo perdido do Negrinho do Pastoreio, nesse projeto em que as formas de transmitir as histórias estão sendo abordadas. Tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas o que ela está adorando veio pra casa hoje.

Lalá está estudando o livro "O Planeta Caiqueria", da editora Projeto - autor: Hermes Bernardi Jr. e o personagem principal, que se chama Criatura, veio passar a noite conosco! Uma alegria só!

Ele assistiu a aula de patinação da loira, andou na cadeirinha do Caio no trajeto da escola para casa, sentou no cadeirão para jantar e ouviu as histórias que a Lalá leu pra ele, criadas pelos coleguinhas.

Criatura e Larissa curtindo uma comida caseira

Bem, pra quem não conhece, no planeta Caiqueria, o Criatura guardava as histórias em ramalhetes que ficavam em caixas, para não perdê-las, pois não tinha boa memória. As ilustrações de André Neves são muito bacanas e parecem sair de dentro do livro, ganhando vida.

Agora é o momento de as crianças inventarem suas histórias e a imaginação fazer com que os pequenos leitores mostrem o quanto são interessantes suas idéias, não guardando-as apenas para si.

O Caio também teve a visita, faz algum tempo, do Robin, um personagem criado com as roupas e acessórios dos alunos do maternal 1. Nesse caso, o objetivo era trabalhar a questão dos limites, e nós fizemos um relatório sobre as combinações importantes que temos em família, para que a vida corra bem. Uma das nossas foi o uso do cinto de segurança!

Caio e Nenê no booster, usando o cinto!

Agora, mais uma vez, a "Fôfi" do mano nos surpreende: já num projeto novo, sobre meio de transportes, hoje chegou a passagem de avião e o roteiro da grande viagem da turminha pelo mundo dos contos de fada. Começará num piquenique com a Chapeuzinho Vermelho (lanche coletivo!); depois o avião partirá ao encontro de um navio onde a Pequena Sereia os encontrará para um mergulho (e a meninada levará o que achar necessário para fazer mergulho, como sunga, roupão etc.); no terceiro dia, simulação de um passeio na floresta até a casa dos Três Porquinhos (e a meninada levará o que precisará para defendê-los do Lobo). Haverá também a Branca de Neve e os Sete Anões, Aladim e a Lâmpada Mágica e Alice no País das Maravilhas, finalizando com um baile de fantasias malucas.

Estou contando tudo isso a vocês porque fiquei com uma pontinha de inveja. Somos pais participativos, claro, mas ficamos doidos de curiosidade, com vontade de assistir de pertinho e nem sempre as atividades são fotografadas ou filmadas, embora eu imagine que essas lembranças não venham a se perder nunca para nossos filhos.

Fiquei com essa invejinha de não estar junto, mas também de não ter tido isso nos primeiros anos escolares. Nossos professores eram mais tradicionais, mais presos às cartilhas - olha a denúncia de antiguidade aqui! - e, talvez, menos livres para criar.

Hoje a criatividade é uma demanda da educação. Comodismo, então, é sinônimo de falta de respeito. Aquele professor que antigamente dava a mesma aula, ano após ano, não tem mais espaço, ainda que se diga que em escolas públicas os professores fazem o que bem entendem porque os alunos não estão nem aí - como já trabalhei na rede pública, digo que não é bem assim. 

Os estudantes estão muito atentos e adoram novidades, desafios, invenções, colaboração e meter a mão na massa quando percebem que vem aí uma boa proposta, uma oportunidade de sair da mesmice. Principalmente tendo à disposição tantas informações e tecnologias.

Por acompanhar de perto seu trabalho, estou aqui pra dizer que eu adoraria ter sido aluna das professoras dos meus filhos.

E não estou sendo paga para divulgar essa campanha:


Imagem: www.educarparacrescer.abril.com.br




5 pitaco(s):

Calu disse...

Ai, querida, essa geração tem muita sorte mesmo de crescer, não só com bons professores, mas com tanto acesso a informação.

Confesso que fazer lição de casa com os filhos é um prazer pra mim também...

Adoro!

Bjos

Calu

Magazine da Dê disse...

ue del[icia seu espaço, adorei passear por aqui, senti uma falta da época que meus filhos eram bem menores. As crianças de hoje tem muito mais informação, e isso é muito bom. Aproveite tudo que puder, passa muito rápido. beijos.

Luci Cardinelli disse...

É mesmo, nossa educação era bem diferente.. imagina a minha há quase 50 anos. Todas essas atividades enriquecem demais as crianças.

Uma pen amesmo vc não poder ver e documentar.

beijo e ótima semana :)

Unknown disse...

Que legal mesmo, tbém queria ser aluna desses professores, fazem as crianças aprenderme brincando!!!!
Bjos
Ana

Unknown disse...

Nossa!!! Achei o projeto super legal... acho que vou dar uma "copiada"... amei a idéia. Sou professora de Ed. Infantil e nunca tinha pensando em trabalhar com os contos dessa maneira... depois conta mais. Super bacana essa escola... Beijos mil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...