Mortalidade materna



Li no http://www.delas.ig.com.br/ que a mortalidade entre mães diminuiu, de acordo com o Ministério da Saúde. A discrepância entre as regiões é tanta que dá vergonha... Em Curitiba, há 12 mortes para cada 100 mil nascimentos (região Sul:189/100.000), enquanto na região Nordeste é de 543 para o mesmo número de partos.

É chocante, mas ainda tem lugares onde o SUSto não cobre partos, nem pré-natais. E tem gente que tem uma cidade com bons recursos na saúde pública, como aqui em Porto Alegre, mas não faz pré-natal, achando que basta comer por duas pessoas que "não dá nada".

Mais do que criticar a falta de informação ou de responsabilidade, penso na quantidade de dinheiro arrecadada em impostos - em SP o impostômetro contabiliza mais dinheiro do que o PIB deste país! - e nas pessoas que elegemos para gerir nossa saúde, nossa distribuição de renda, nossa educação e na diferença que tudo isso faz na vida duma pessoa.

Me sinto privilegiada por brigar com o plano de saúde para que cubram algo que é de direito, como realização de exames e terapia, por exemplo. Mas essa é a realidade de quantas pessoas???

Sou daquelas que acreditam que a forma pela qual se chega ao mundo é determinante para como será a vida de uma pessoa. Por isso sempre achei o máximo partos na água, pais que assistem e filmam ou até desmaiam diante dum parto (soube que tem gente cobrando pela presença paterna na sala de parto, coisa absuuurda!), parto humanizado, doulas, assim como invejei as amigas que conseguiram passar pelo parto natural em questão de segundos, quando fiquei hoooras em trabalho, mas o parto acabou sendo a cesariana.

O direito à saúde não deveria estar à mercê de gente que não se importa. Estudar deveria ser prioridade, porque povo informado tem saúde melhor, trabalha melhor, faz escolhas diferentes,cria opções. Mas como crer que o povo fará boas escolhas se deixa pra fazer o título eleitoral no plantão de domingo, último dia para ter em mãos algo que vejo como um passaporte para dias melhores?



["Pregnant Barbie" é um produto da Mattel.]

****************************************************************************************
Obrigada pelo selinho, nova amiga MOCHILEIRA! É um estímulo poder pensar que do turbilhão que me vem à mente diariamente algo pode ser útil, divertido ou fazer pensar...
Então, indico este selo para quem???
Beijos às "contempladas"! Elas são pessoas que merecem ser visitadas!


6 pitaco(s):

Anônimo disse...

só quando a gente entender que urna eleitoral não é penico...
e parar de "odiar política" - como assim, gente??
excelente post.
bjs!

Mari disse...

Oi Ingrid!
Eu fui mesária em um monte de eleições e é realmente desalentador o desinteresse e falta de seriedade com que as pessoas encaram o voto. Muita gente não tem nem idéia do que foi fazer ali, não sabe para que está votando, decide ali na hora. Isso num bairro nobre de São Paulo, hein? Triste.
(E essa Barbie com a barriga escancarada também é meio triste... tenho uma boneca grávida que vem com bebê, cordão, placenta e faz parto vaginal! Ganhei de uma tia médica - essa boneca era parte de um projeto da Secretaria de Saúde aqui de SP de educação e incentivo ao parto normal. Um dia preciso mostrá-la no blog...)
Te linkei, tá?
Beijo!

Ana disse...

otimo vc tocar nesse assunto... moro aqui no nordeste e vejo essa realidade todos os dias..e ate para quem tem plano de saude a coisa nao e facil..minha cuhada entreou em trabalho de parto pela manha.. a medica deixou ela numa sala, berrando de dor...a minha sobrinha tinha mais que 4k, a familia dela ja tinha um forte historico de problemas no parto normal( uma das sobrinhas dela teve a clavicula deslocada no parto,pois a criança era mt grande,tem problemas ate hj,faz fisio,etc..)ou seja..nesse caso,o melhor seria fazer lgo uma cesaria,pois n colocaria ela e nem minha sobrinha em risco..sabe o que ela fez??? quando deu 19:00 em ponbto,ela apareceu e disse com a cara mais liza do mundo: "e, essa criança e grande,nao vai dar mesmo para ser normal! vamos fazer uma cesaria,querida?"
detalhe..todo mundo sabe que cesaria a partir das 19:00 e mais cara que em qualquer outro horario( das19:00 ate o comecinho da manha)..ela esperou ate o ultimo momento para ganhar mais uma graninha do plano de saude!!! isso e um absurdo!!!
nao tmeos para onde correr..se e sem plano..ja sabemos no que da..e ate com plano a gente sofre..aonde isso vai parar...
bjs,boa semana!! Ah,tem selinho para vc la no meu blog,passa la para pegar,ta!

Maria Inês Feijó disse...

Obrigada pela visita e pelo selo. Um abraço!!

Mariane disse...

Oi Ingrid! vi seu blog lá no blog da Ana, mãe mochileira e adorei!
Estarei sempre por aqui!
beijos!

Desconstruindo a Mãe disse...

” De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto “.

(Rui Barbosa)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...