Festa do Caderno

Gente, a professora da Lalá inventou uma moda que está sendo a maior curtição pra nossa família: uma celebração dos progressos cognitivos, de escrita, de leitura enfim, da vida de uma aluna de primeira série do ensino fundamental.


Temos de fazer uma surpresa para ela, com mensagens dos avós, tios, padrinhos, primos, pais, MANO, é claro, amiguinhos, que serão entregues numa festa que ela nem cogita, nem os coleguinhas poderão adivinhar, porque a graça toda está mesmo em que ela receba seu caderno pautado sem perspectiva maior do que a de páginas em branco e se emocione muito com tudo o que encontrar lá dentro.







Nesse mesmo período, coincidência ou não, depois do incêndio que aconteceu lá no prédio da vovó Titita, minha mãe, rolou uma superfaxina em que acabei recebendo desde materiais dos tempos de faculdade até livros de recordação, questionários (lembram disso????), diários, agendas... Muitas recordações ótimas dos tempos de criança e adolescente que viraram uma curtição em casa, ainda mais que algumas dessas amigas que deixaram suas mensagens nos nossos tempos de piás são do convívio da Lalá.



Nisso, muitas coisas têm acontecido que mexem com nossas emoções, como reencontros com amigos e companheiros de jornada, dando uma sensação ótima de que essa vida é para cultivarmos experiências que no futuro serão ótimas de relembrar.


Ontem, no festival de balonismo, por acaso encontramos o ALCIDÃO, o funcionário do Instituto de Biociências dos nossos tempos de futuros biólogos formados pela UFRGS... Vi meu marido emocionado, olhos cheios de lágrimas ao perguntar: - Aquele ali é o... o... Alcides, que dirigia o microônibus da faculdade nas saídas de campo?


Tchuuuuum! Imediatamente novas histórias povoaram nossas mentes e fomos lá nos apresentar pro cara; UAU, ele lembrava vagamente de nós, recordamos algumas histórias e saímos um pouco mais leves por ver que, como diria Cazuza, "o tempo não pára", mas que deixamos pegadas pelos caminhos trilhados.


O Caio ainda é pequeno para entender, do alto de seu 1 ano e quase 4 meses, mas a loirinha perguntou e nós fizemos questão de partilhar experiências de nossos tempos de alunos.


Ela parece estar se envolvendo nesse clima todo sem perceber que culminará na FESTA DO CADERNO, ora vendo como era a letrinha do Dindo Max na terceira série, que coisas se passavam naquela época, o que estudávamos... As respostas espontâneas e até absurdas que dávamos às questões formais sobre seres vivos ("Existem os terrestres, aquáticos e humanos"!), quem eram nossos colegas, como era a moda, com que brinquedos costumávamos brincar, as cantigas que acompanhavam nossas peraltices e que continuam fazendo a alegria da meninada...


Bom, fico viajando na maionese porque essa vida de participar da vida dos filhos nos permite recordar, reviver e não precisar deixar de ser um pouco criança com total entrega!

"... emoções há muitas na vida, e de todos os tipos, mas raras se comparam em intensidade àquelas que a gente tem quando se compra o primeiro caderno escolar. De cinqüenta folhas ou cem, pautado ou sem pauta, humilde u sofisticado, não importa: o primeiro caderno é o símbolo de uma nova etapa. De uma nova vida. Pois as páginas em branco, modestas e radiantes em sua pureza, são exatamente isto: uma prova de renovação, de início de vida. Mesmo quando a sua vida ainda está no início." (Moacyr Scliar)

2 pitaco(s):

Déia. disse...

Oi querida, obrigada pela visitinha.
Pode deixar que assim que eu tiver uma oportunidade vou pedir sua ajuda. Acho POA lindo!
Fico encantada com as fotos.. .rs
Que barato esse lance do caderno hein? Show!
Beijocas

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse...

Oi, Ingrid!
Cheguei aqui através de um tweet da Anne (SuperDuper) e fiquei muito interessada nessa história de FESTA DO CADERNO. Queria saber mais...
Beijos!

Silvia
http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...