Continuação: a palavra é frenotomia

Essa semana recebi uma reportagem sobre a frenotomia lingual, a tal cirurgia que o Caio fez. O vovô, muito aplicado, fez pesquisas e acabou descobrindo no jornal O Sul do dia 12/11/09 uma reportagem que diz, mais ou menos, o seguinte sobre a língua presa:

  • A língua fica limitada por encurtamento do "freio" ou prega, levando a dificuldades na pronúncia de palavras, assim como fala fanhosa ou enrolada. Só é solucionada com cirurgia.
  • Atrapalha mastigação, sucção, deglutição e até leva à respiração bucal.
  • A mandíbula não se desenvolve corretamente.
  • Doenças periodontais ficam facilitadas pela dificuldade na higienização da boca e mal posicionamento dos dentes.

Apesar de nem todas as pessoas com língua presa terem problemas de fala, os sons de L, R, T, D, N, TI, XI e Z ficam difíceis de articular.

Adultos e adolescentes após a cirurgia podem precisar de fonoaudiologia para aprender a pronúncia correta das palavras.

O procedimento é rápido, ambulatorial, mas crianças costumam ser sedadas porque não conseguem ficar quietinhas; são recompensadas com dieta líquida e fria, possibilitando ingerir sorvetes e gelatinas, que evitam sangramentos e dilatação de vasos.

Era bem fácil perceber que o Caio tinha língua presa, desde nascer: a sucção ao mamar no peito era beeem diferente da irmã, embora ambos fossem eficientes para mamar. Ele não conseguia colocar a língua muito para fora da boca... Ia no máximo até a linha dos dentinhos. Não tocava o céu da boca nem conseguia tocar o lábio superior.

O bom é que agora ele está livre de tudo isso e começando a se encorajar para mostrar a língua pra gente e já não tem mais a ponta em forma de "v" invertido!!!

Bola pra frente!

0 pitaco(s):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...